Qual é a principal característica do Concretismo?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O concretismo busca uma linguagem própria e de temática universal. Valoriza o geometrismo — portanto, a utilização do espaço é essencial na arte concreta —, a objetividade e a simplicidade. Não é uma arte intuitiva ou sentimental, pois privilegia a racionalidade e o planejamento.

A poesia concretista propõe a abolição do verso tradicional e inclui o elemento visual: para o poeta concreto, além de palavra e som, a poesia é também imagem.

Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico.

As principais características do Concretismo na literatura são: Valorização do conteúdo visual e sonoro. Sintaxe visual em detrimento da discursiva. Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes.

Sua principal característica era a abstração geométrica, sem nenhuma referência ao mundo exterior. Seu objetivo era ser um produto claro e racional da mente consciente e livre de ilusões de um artista, em vez de ser expressão da irrazão e do inconsciente (como ocorria com os surrealistas, no mesmo período).

Algumas obras da literatura concretista brasileira:
- Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (1963 a 1976) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.

O Concretismo surgiu na década de 1950 e perdura até os dias de hoje, influenciando grupos de poetas, músicos e artistas plásticos. Alternativa “c”. O Concretismo apresentou grandes inovações estéticas não só no campo da linguagem, mas também na estrutura discursiva do poema, valendo-se de materiais gráficos e visuais.

Resposta. Resposta: - Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência.

O concretismo objetivava principalmente a construção do poema-objeto, que seria encarado como um produto semelhante ao fabricado industrialmente. Esse procedimento propiciaria que o poeta, no processo de composição do poema, eliminasse qualquer marca subjetiva ou psicológica do autor em seu produto.

O surgimento dos movimentos concretista e neoconcretista foi um acontecimento de extraordinária importância da vida cultural brasileira na década de 1950, tanto no campo das artes plásticas como na literatura e na música. ... Nesse processo a nossa literatura se distinguiu pela criação da poesia concreta e neoconcreta.

Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 1950 e 1960, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. A expressão “arte concreta” foi elaborada por Theo van Doesburg (1883-1930), artista plástico ligado ao suprematismo e à escola De Stijl (O Estilo).

Para ele, a arte concreta era qualquer tipo de arte abstrata que não contasse com elementos figurativos e referências simbólicas. Em outras palavras, essa corrente artística nasceu com a proposta de romper com o simbolismo e promover uma arte que expressasse a mais profunda clareza.

Concretismo foi um movimento artístico surgido no século XX. No Brasil, seus principais representantes foram os poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.

O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Concretismo é um movimento artístico enfatizando a realidade concreta da forma e da cor independente de representação ou simbolismo. É a prática de escrever poesia concreta.

A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.

O Concretismo no Brasil
Se destacando fortemente na literatura, as características concretistas eram: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, e a possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos.

O termo "arte concreta" refere-se a qualquer tipo de arte abstrata que não tenha referências figurativas ou simbólicas.