Qual e a principal característica de um elemento químico?

Perguntado por: uevangelista8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os elementos químicos são um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, possuem igual quantidade de prótons no núcleo. Essa característica define um elemento químico, o diferencia dos demais e determina suas propriedades físico-químicas.

Elemento químico é o conjunto de átomos formados pelo mesmo número atômico (Z). Isso significa que esses átomos apresentarão a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. O número atômico de um elemento nunca vai mudar, não importa se esse elemento é um íon ou um átomo eletricamente neutro.

Os elementos químicos são representados por símbolos compostos por uma ou duas letras do alfabeto, sendo a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula. Por exemplo, o oxigênio é representado pelo símbolo O, o carbono é representado por C, o sódio por Na e assim por diante.

Hidrogênio

Hidrogênio, elemento químico fundamental no universo
É o elemento mais presente no universo, constituindo 75% da massa elementar de tudo o que existe, ele e é considerado o combustível mais importante para formar e manter as estrelas, inclusive o astro-rei, o Sol.

Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

Substâncias simples

Átomo isoladoMais de um átomo
HeO2O3
O hélio que representa tanto o elemento químico quanto uma molécula de hélio.A junção de dois átomos de oxigênio forma o oxigênio molecular e a união de três átomos forma a molécula de ozônio.

8 elementos químicos incríveis da tabela periódica

  • Hidrogênio. O elemento mais abundante do universo – compõe 75% de sua matéria – é o átomo mais simples existente, com número atômico 1 e massa atômica de aproximadamente 1,00 U. ...
  • Hélio. ...
  • Mercúrio. ...
  • Irídio. ...
  • Tungstênio. ...
  • Carbono. ...
  • Urânio. ...
  • Ununóctio.

Resposta: A principal propriedade que caracteriza um elemento químico é seu número atômico. O Número atômico, normalmente representado pela letra maiúscula Z, se refere ao número de prótons que existem no núcleo do átomo de um elemento.

Os elementos em cada grupo têm o mesmo número de elétrons de valência. Por isso, os elementos do mesmo grupo geralmente exibem propriedades e reatividade semelhantes.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).

Na tabela periódica, o tungstênio é listado sob a letra “W”.

São eles: oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e cálcio (Ca).

A classificação periódica dos elementos corresponde à organização dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico na Tabela Periódica. Esta ordenação segue a Lei da Periodicidade proposta em 1913 por Henry Monseley (1887-1915).

Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

Os elementos químicos compreendem um conjunto de átomos, compostos pela mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Atualmente, são conhecidos 118 elementos, sendo 92 produzidos pela natureza e 26 produzidos artificialmente. Todos eles estão representados na tabela periódica.

O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.

Os elementos químicos são um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, igual quantidade de prótons no núcleo, e que, por isso, possuem as mesmas propriedades físico-químicas. O átomo é a menor partícula possível capaz de manter as propriedades que caracterizam um elemento químico.