Qual é a principal característica da modernidade?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Os principais fatores são:
Tal transformação do tempo e espaço a partir do trabalho permanece até hoje. A Revolução Francesa: período revolucionário que explodiu no dia 5 de maio de 1789 e que derrubou a monarquia francesa e questionou todos os valores éticos e morais.

Modernidade é algo que está inevitavelmente ligado a tudo aquilo que é recente e atual, é a expressão daquilo que é "moderno". De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade.

O conceito de Modernidade está associado a transformações nas instituições políticas, econômicas e na vida cotidiana derivadas de revoluções políticas e econômicas, como por exemplo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa que marcou o desenvolvimento do capitalismo (MARTINS, 2021).

A Teoria da Modernidade quer aprender das falácias, aporias e impasses destes clássicos do pensamento, propondo, graças a isso, novas soluções para vencer as patologias dos tempos modernos.

Segundo Goergen (2012) são características da modernidade, exceto: Instituição das leis matemáticas alcançáveis pela racionalização técnica. Controle da natureza pelo conhecimento de suas leis.

Os hábitos de vida da sociedade moderna são resultados de processos econômicos, sociais e culturais. O modelo consumista, apreciado globalmente, se apóia na lógica da “maximalização” dos benefícios com a “minimalização” dos custos e do emprego do tempo (BOFF, 1995).

Na gênese da sociedade moderna traça-se, de forma articulada, a organização: do Estado moderno; da economia política; do capitalismo comercial e industrial e da produção da ciência moderna e da educação.

Esses foram alguns dos acontecimentos que marcaram a História Moderna. Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.

A modernidade virou o mundo de cabeça para baixo nos conceitos e quer mudar o mundo dos conservadores para uma sociedade futurista. A idéia do certo e do errado hoje, não tem importância maior nos termos matemáticos ou na filosofia. O mundo gira na mesma velocidade desde que foi criado.

No modernismo, tínhamos a presença do racionalismo, da ciência e dos valores burgueses, enquanto no pós modernismo temos multiplicidade e mistura de estilos.

O Projeto da Modernidade é precursor de diversos direitos sociais que foram conquistados no século XX, dentre as políticas públicas inspiradas pelo Estado de Bem Estar Social, elencaremos: saúde, previdência, assistência social.

No Brasil, a modernidade freqüentemente é vista como algo que vem de fora e que deve ser admirado e adotado, ou, ao contrário, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo.

Já sabemos que a Idade Moderna é um período da história que se estendeu de 1453 a 1789, segundo a periodização tradicional. Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.