Qual é a principal característica da filosofia moderna?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Resposta: racionalismo, antropocentrismo, evolução da ciência (revolução copernicana, física newtoniana etc).

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

As características deste tipo de sociedade que surgiu com a Modernidade são: O aumento da produção através da organização e divisão do trabalho. O desenvolvimento de fábricas onde o trabalho era organizado. A invenção e fabricação de máquinas que substituíram o trabalho manual.

As principais características das filosofias modernas são a valorização da razão e seu uso como meio de alcançar as verdades, a busca pelo controle e a previsão dos acontecimentos, a busca por valores e saberes absolutos e generalistas.

2 Filosofia e razão A característica central da atividade filosófica, desde seu nascimento até nossos dias, é o uso da razão, capacidade de investigar o sentido dos diferentes componentes da existência e de também produzir sentido.

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.

A filosofia moderna contribuiu em muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias.

Focado principalmente no questionamento do absolutismo, o iluminismo representa bem a transformação trazida pela Filosofia Moderna. Assim como nas outras correntes, havia uma intensa valorização da lógica e razão — de modo que o cientificismo era a principal característica dessa corrente.

A filosofia moderna é uma corrente filosófica que se inicia no século XV em um movimento de rompimento com o pensamento medieval e prevalecimento de um ideal renascentista.

A filosofia Moderna, por sua vez, começa a surgir com o renascimento e se consolida com Descartes, passando pelo Iluminismo e indo até a Revolução Francesa. Seu período será entre os séculos XV e XVIII. Já a Filosofia Contemporânea, surgida no final do Século XVIII, se estende até hoje.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.

A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.

penso, logo existo

René Descartes, considerado o pai da filosofia moderna, construiu um novo edifício filosófico, no qual apenas cabia a razão. A sua frase “penso, logo existo” é o ponto de partida do pensamento moderno.

René Descartes

René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês. Criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.