Qual é a primeira parte do corpo que envelhece?

Perguntado por: eferrari7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

Flacidez fica começa a ficar mais evidente no rosto a partir dos 45 anos. Depois das linhas finas de expressão e do "bigode chinês", a pele aos 45 anos começa a ficar mais flácida naturalmente.

Segundo a médica Placer, o principal motivo do envelhecimento em nossos rostos é a perda de gordura facial. No rosto, há muitos compartimentos de gordura, situados em distintas camadas, umas mais superficiais que as outras.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

1- Marcas e linhas de expressão
As Linhas e marcas de expressão são os primeiros sinais que a sua pele está envelhecendo. Começam a surgir entre os 20 e 30 anos, pois é nessa idade que começamos a parar de produzir colágeno e a perder substâncias responsáveis pela firmeza e elastina da pele.

A pessoa mais velha, na maioria das vezes, é definida como idosa quando chega aos 60 anos, independentemente de seu estado bioló-gico, psicológico e social.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

A maior parte dos neurônios adultos são indivisíveis e sobrevivem ao longo de toda a vida daquele organismo. Dessa forma, as proteínas ;envelhecidas; do cérebro são mais vulneráveis a danos e perda de função com o passar do tempo;, explica.

Antioxidantes protegem a pele
Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez.

A puberdade inicia-se em idades diferentes em meninos e meninas. Em meninas, essa fase geralmente começa entre os 8 e 13 anos de idade; nos meninos, entre os 9 e 14 anos. Alguns sinais indicam que a puberdade está iniciando-se.

O envelhecimento precoce é notado pela presença de rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, outras pessoas da mesma faixa etária não apresentam tais características na mesma intensidade.

O envelhecimento da pele acontece quando, além do processo natural provocado pela idade, existe uma aceleração da formação de flacidez, rugas e manchas devido aos hábitos de vida e fatores do ambiente. Entre eles estão poluição, má alimentação, fumo e, principalmente, a exposição solar sem proteção.

Manter uma rotina de limpeza e hidratação diária também é fundamental e uma dica de ouro de como deixar o rosto mais jovem. Maquiagem, poluição e outros fatores externos, como a incidência de luz solar, são atributos que interferem na saúde e na textura da pele.

O nariz e as orelhas podem parecer maiores com a idade, mas isso é explicado pela flacidez. De fato, o mito de que o nariz e as orelhas sigam crescendo durante a vida tem a ver, na verdade, com a flacidez.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].