Qual é a primeira etapa da educação básica?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade.

21. A educação escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, é composto pelos anos iniciais (faixa etária de 6 a 10 anos) e pelos anos finais (faixa etária de 11 a 14 anos).

Maternal 1
Ocorre em torno dos 4 aos 11 meses de vida e é o primeiro estágio escolar, no qual a criança realiza o primeiro contato com o mundo externo, expandindo seu contato social. Nessa primeira etapa da educação infantil, as crianças precisam aprender a se comunicar com todos ao seu redor.

A educação básica é formada por três grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica é obrigatória a partir dos quatro anos de idade.

O Ensino Fundamental dura 9 anos e, portanto, é o período mais longo da Educação Básica. Sendo assim, é natural que existam dúvidas sobre quais são as séries dessa etapa da educação escolar.

A educação básica é formada pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. Essas etapas englobam, aproximadamente, estudantes de 4 a 17 anos.

O que é Educação Básica
O Ensino Infantil acontece, principalmente, em creches e pré-escolas. Já o Ensino Fundamental é dividido em dois ciclos, os Anos Iniciais e os Anos Finais. A primeira etapa, também conhecida como Fundamental I, vai do 1º ao 5º ano, e é voltada para crianças de 6 a 10 anos de idade.

Outro grande avanço veio em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com ela, a Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, equiparando a etapa aos Ensinos Fundamental e Médio.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

O Fundamental II e o Ensino Médio são duas etapas essenciais da Educação Básica, além de muito importantes para o desenvolvimento e o sucesso acadêmico do estudante.

A Educação Básica, no Brasil, se divide em três etapas: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Cada uma dessas etapas compreende uma faixa etária e é focada no desenvolvimento do estudante, mediante as características de cada fase de crescimento físico, motor, emocional e social.

Portanto, a educação infantil é dividida em 5 etapas. Cada uma delas atreladas a idade da criança.