Qual é a primeira conjugação do verbo?

Perguntado por: lrodrigues8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O tempo verbal pode ser passado, presente ou futuro, havendo classificações mais específicas de acordo com o modo. O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio.

Conjugações verbais

  • conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar;
  • conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer;
  • conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Todos os verbos regulares terminados em -ir, ou seja, que possuem a vogal temática i, encaixam-se no modelo da terceira conjugação, apresentando as terminações definidas para as diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O que determina a classificação dos verbos é a forma como eles terminam, se é em –ar, –er, –ir ou –or. Dessa forma, verbos terminados em –ar, como cantar, pertencem à primeira conjugação. Já os verbos terminados em –er, como correr, pertencem à segunda conjugação.

Verbos da 1. ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2. ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

  1. - ama (tu) ame (ele/ela) amemos (nós) amai (vós) amem (eles/elas)
  2. - não ames (tu) não ame (ele/ela) não amemos (nós) não ameis (vós) não amem (eles/elas)
  3. para amar (eu) para amares (tu) para amar (ele/ela) para amarmos (nós) para amardes (vós) para amarem (eles/elas)

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação dos verbos está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

O verbo “Pôr” não possui a terminação “ER”, mas mesmo assim ele pertence à segunda conjugação.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

Verbos da 1° conjugação: verbos terminados em –ar: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,…

Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Existem três conjugações (ou temas): AR, ER e IR. A Conjugação AR é também chamada de primeira conjugação, por outro lado, a conjugação ER é também chamada de segunda conjugação e a conjugação IR é chamada de terceira conjugação. Os verbos acabados em AR, como Amar, Transformar, Editar, etc.

  1. - canta (tu) cante (ele/ela) cantemos (nós) cantai (vós) cantem (eles/elas)
  2. - não cantes (tu) não cante (ele/ela) não cantemos (nós) não canteis (vós) não cantem (eles/elas)
  3. para cantar (eu) para cantares (tu) para cantar (ele/ela) para cantarmos (nós) para cantardes (vós) para cantarem (eles/elas)
  1. - brinca (tu) brinque (ele/ela) brinquemos (nós) brincai (vós) brinquem (eles/elas)
  2. - não brinques (tu) não brinque (ele/ela) não brinquemos (nós) não brinqueis (vós) não brinquem (eles/elas)
  3. para brincar (eu) para brincares (tu) para brincar (ele/ela) para brincarmos (nós) para brincardes (vós)

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

O verbo “ser” é um dos principais verbos de ligação e auxiliares na língua portuguesa. Possui conjugação irregular e concordância variável. O verbo “ser” é um verbo anômalo, variando bastante em suas formas conjugadas.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

correr

  1. Presente. eu. corro. corres. corre. corremos. correis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. corri. correste. correu. corremos. correstes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. corria. corrias. corria. corríamos. corríeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. correra. correras. correra. corrêramos. corrêreis. ...
  5. Futuro. eu. correrei. correrás. correrá correremos. correreis.