Qual é a primeira coisa que o empreendedor precisa definir?

Perguntado por: zagostinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Iniciativa é a primeira das características de um empreendedor de sucesso. Ninguém resolve montar um negócio se estiver acomodado na atual situação profissional. É preciso estar atento às oportunidades e agarrá-las assim que perceber que tem capacidade para isso.

Quais são as características de um empreendedor?

  1. Iniciativa.
  2. Persistência.
  3. Ter um planejamento.
  4. Autoconfiança.
  5. Liderança.
  6. Busca de informações.
  7. Visão empreendedora.
  8. Capacitação.

Para se tornar um empreendedor de sucesso, a pessoa precisa reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos. Estudo apresentado pelo SEBRAE definiu (5) cinco características fundamentais para o sucesso de um novo empresário no Brasil.

1) Avalie o que te motiva a abrir o negócio
Muitas vezes, a principal motivação dos empreendedores é a necessidade de gerar renda para o sustento da família, mas, mesmo assim, você irá precisar desenvolver características empreendedoras como persistência, comprometimento e disciplina.

Um dos primeiros passos para ser uma empreendedora de sucesso é conhecer a fundo seu nicho, ou seja, sua área de atuação. Não é raro encontrar pessoas que tentaram um novo negócio e fracassaram por motivos simples, que seriam facilmente identificados por uma pessoa que tem experiência ou conhece bem o segmento.

Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Em vez do lucro, podemos colocar que o objetivo do empreendedor é criar um valor, gerar um impacto positivo – que pode ou não resultar em lucro.

Porém, há outros valores que permeiam o empreendedorismo, mas em menor escala, a exemplo do que ocorre em outras atividades humanas. Basicamente, o empreendedorismo apóia-se em uma tríade: ação, valor e finalidade.

Segundo esses mesmos autores, o processo empreendedor tem quatro fases distintas que são: (1) identificação e avaliação da oportunidade, (2) desenvolvimento do plano de negócio, (3) determinação dos recursos necessários e (4) administração da empresa resultante conforme Quadro 2.

Um empreendedor iniciante organiza a sua vida financeira
Seja por sua ausência de conhecimento, seja pela falta de experiência. Para resolver essa situação, o primeiro passo é organizar o fluxo de caixa.

O comportamento empreendedor nada mais é que um conjunto de capacidades que transformam ideias e oportunidades em ação. Ou seja, são competências e habilidades que ajudam um empreendedor a aumentar as probabilidades de sucesso nas ações, sejam elas referentes ao empreendimento, ideias ou projetos.

Estabelecimento de Metas
Uma característica comum dos empreendedores de sucesso é saber definir seus próprios objetivos e adaptá-los quando necessário. Eles têm foco e conseguem estabelecer metas concretas, de longo e curto prazo, e, sempre mensuráveis.

Empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidades; organizar, coordenar, ter iniciativa para novos negócios e desenvolver mudanças relacionadas a uma empresa, projeto ou outro empreendimento.

O empreendedorismo é composto por 4 pilares, sendo esses a Visão, Resiliência, Criatividade e Determinação.

Autoconhecimento, inovação, planejamento, capacitação e foco são fundamentais para um empreendimento de sucesso. Mais do que satisfazer o sonho de ter o próprio negócio, todo empreendedor precisa ter em mente o objetivo de trazer pelo menos uma solução para outras pessoas, seja com um produto ou serviço.

Quais os 5 elementos fundamentais para ser um empreendedor?

  • Visão. Ver um problema e pensar em maneiras inovadoras de solucioná-lo é uma das maiores características de empreendedores de sucesso. ...
  • Planejamento. ...
  • Ser competente! ...
  • Coragem. ...
  • Resiliência.

O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio.

O processo empreendedor consiste em organizar todas as etapas da criação e desenvolvimento de um negócio antes de colocá-lo efetivamente em prática.