Qual é a pressão normal de um ser humano?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

PRESSÃO ARTERIAL NORMAL – pacientes com pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg. PRÉ-HIPERTENSÃO – pacientes com pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8. Nem sempre a pressão baixa é considerada uma doença.

O segundo número mede a pressão nas artérias entre batimentos (tensão diastólica ou mínima). O valor apresentado é sempre uma combinação entre a tensão máxima e mínima. Exemplo: 11/7, indicam uma tensão máxima (sistólica) de 11 e uma mínima (diastólica) de 7.

Quais os sintomas da pressão alta? Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Um detalhe que requer alerta é que a hipertensão geralmente é silenciosa.

O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

A pressão 11x6 é considerada normal. Mas quando apresenta sintomas como cansaço, sonolência ou tontura, ela é considerada baixa. Quando a pressão baixa causa sintomas e é recorrente, é necessário consultar um médico de família ou cardiologista para saber qual é a causa e evitar problemas como quedas ou desmaios.

A intervenção nos casos de 14X9 ou até mesmo 13X8 é inserir novos hábitos alimentares, redução de sódio e atividade física. O tratamento medicamentoso depende de doenças preexistentes. É muita pressão – Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 13X8.

Esses valores não são normais - na verdade são bastante sugestivos que seu irmão tenha hipertensão. Ele deve ser diagnosticado, tratado e acompanhado adequadamente para que normalize seus níveis pressóricos e assim diminua seu risco cardíaco.

Quando a pressão arterial está normal, isso significa que todos os tecidos do corpo estão conseguindo ser adequadamente perfundidos. Em geral, consideramos uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg.

De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8. Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores que 9 por 6.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal. “Os benefícios da redução do sódio e seu efeito de queda da pressão arterial são mais conhecidos.