Qual é a pressão mais perigosa?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Muitas vezes, os sinais aparecem apenas quando já houve comprometimento de órgãos ou quando a pressão chega a níveis elevados, como 180/110 mmHg, o que é um valor extremamente perigoso.

Para a medicina, o valor de 120/80 mmHg (12 por 8) é considerado normal. Quando acima disso, atingindo 140/90 mmHg ou mais, a pressão é alta. Quando abaixo, atingindo o nível de 90/60 mmHg ou menos, a pressão é baixa.

Resumidamente, a pressão arterial é considerada alta quando é igual ou superior a 140 por 90 mmHg (popularmente fala-se 14 por 9). Mas pressões em níveis inferiores já representam sinal de alerta.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

A Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia resolveram atualizar os limites considerados normais para a pressão arterial. Agora, a “pressão boa” é aquela abaixo de 120x80mmHg, ou abaixo do conhecido 12 por 8.

É quando a Pressão arterial sistólica (a máxima) maior ou igual à 220mmHg e/ou a pressão arterial diastólica (a mínima) maior ou igual à 120. Ou seja, quando a pressão chegar a 22 por “x” ou “y” por 12.

Esse valor não é normal para pressão. Idealmente devemos buscar que a pressão fique em torno de 12x8. Para escolher o medicamento adequado para o seu caso é necessário que você seja avaliado por um cardiologista.

As causas mais comuns da pressão alta são a alimentação rica em sal e a falta de exercício físico regular, mas também pode acontecer devido a algum problema de saúde, como doenças renais ou alterações cardíacas.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8. Nem sempre a pressão baixa é considerada uma doença.

Se sua pressão sobe chegando a 19 x 11 você certeza é uma pessoa hipertensa e precisa ser acompanhada por um cardiologista para ajustar a sua medicação e lhe orientar outros tratamentos tao importantes para controle da pressão, como mudanças de estilo de vida e obter seu histórico pessoal de saúde e de seus familiares.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

É considerado pressão alta. Deve passar por uma avaliação médica para diagnostico.

Considera-se como pressão normal a medida que está entre 120 e 80 mm de Hg. Para simplificar, na rotina e prática clínica diárias os profissionais de saúde suprimem o último zero e corriqueiramente fala-se “12 por 8”.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

O e perigoso o que devo fazer ? Boa tarde. Os batimentos normais são acima de 60 bpm para quem não usa remédios ou acima de 50 bpm para quem usa algum tipo de medicação cronotrópica negativa ( beta bloqueadores, amiodarona, etc). O ideal é procurar um cardiologista para uma avaliação compelta.

Principais sintomas de infarto

  • Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ...
  • Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ...
  • Tontura. ...
  • Fadiga. ...
  • Náusea, falta de apetite e indigestão. ...
  • Suor frio.