Qual é a preocupação da poesia concreta?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Justificativa: Um dos principais aspectos da Poesia Concreta é o abandono as formalidades do verso tradicional e apego as formas gráficas. O concretismo brasileiro caracteriza-se por: a) renovação de temas, privilegiando a revelação expressionista dos estados psíquicos do poeta.

A poesia concreta é considerada de vanguarda e tem um caráter experimental. Tem forte apelo aos elementos gráficos e busca a relação entre imagem, palavra e sonoridade. O poema concreto elimina pronomes, preposições e conjunções - geralmente é composto apenas por verbos e substantivos e não tem pontuação.

Os concretistas adotavam meios para que a realidade fosse incorporada ao trabalho artístico. Dessa forma, os quadros e as poesias apontavam para as figuras arquitetônicas e esculturais do cotidiano, além de possuírem diversas possibilidades de leituras através dos diferentes ângulos visuais.

A poesia concreta é um tipo experimental de poesia que mistura linguagem verbal e visual. Ela surgiu no século XX com o intuito de criticar a produção poética da época. Antes de mais nada, você precisa saber que o movimento denominado como poesia concreta faz parte da nossa história literária.

Sua principal característica era a abstração geométrica, sem nenhuma referência ao mundo exterior. Seu objetivo era ser um produto claro e racional da mente consciente e livre de ilusões de um artista, em vez de ser expressão da irrazão e do inconsciente (como ocorria com os surrealistas, no mesmo período).

A poesia concreta brasileira surgiu com a publicação da revista Noigandres, em 1952, de responsabilidade de poetas como Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos. No entanto, o lançamento oficial do Concretismo brasileiro ocorreu em 1956, na Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo.

Defendiam a racionalidade e rejeitavam a abstração lírica e aleatória. Por isso preferiam as formas geométricas. Nas obras feitas durante o movimento, não há preocupação com o tema, seu intuito era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.

Poesia Concreta
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.

A poesia concreta chega unindo elementos do cotidiano, do cinema, da música e de certo modo "populariza" a poesia. Nela a palavra não é apenas a forma, o veículo, o poeta concreto vai ao cerne de cada letra para torná-la viva, dinâmica, a palavra torna-se o centro e cetro do poema.

Resposta. a poesia concreta tem como principal característica a eliminação do verso, ou seja, os autores utilizam toda a parte em branco da Folha, de modo a dar um aspecto visual e possibilidade de múltiplas leituras para poesia o que a difere do método de escrita da poesia comum.

O artista concretista buscava materializar visualmente suas ideias em suas obras ou textos. O concretismo foi um movimento vanguardista que ocorreu nas artes plásticas, na música e na poesia.

Arte concreta (ou concretismo) é um termo criado pelo artista holandês Theo Van Doesburg (1883-1931) nos anos 30. Essa vertente artística buscava trabalhar com os elementos plásticos de maneira direta e objetiva. Assim, utilizava planos, cores, linhas e pontos para criar obras não figurativas.

A poesia concreta iniciou-se na década de 1950, precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956. Surgiu com o movimento de vanguarda concretista no século XX, um movimento artístico e cultural que aconteceu na Europa.

O poeta, ao construir imagens, mostra-nos o mundo e quem nele vive; as imagens poéticas revelam o que somos. E além desse poder de revelação do ser, a imagem poética tem o poder de produzir a pluralidade da realidade.

Faça a tarefa coletivamente. Entregue o poema impresso para cada criança.
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Introdução

  1. Apresente a imagem do poema “Um movimento”, de Décio Pignatari, para os alunos.
  2. Leia o poema para os alunos.
  3. Enfatize a sonoridade do poema, marcado pela repetição da letra M.
  4. Pergunte para as crianças: