Qual é a precisão de um micrômetro em mm com nônio?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Resposta verificada por especialistas. A precisão e um micrômetro em mm com nônio pode variar de 0,01 a 0,001 mm, depende de alguns fatores, como por exemplo, a marca do produto.

Arco: é construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetor antitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos. Isolante térmico: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.

Micrômetro com nônio (graduação: 0.001mm)
Desenhos apenas orientativos sobre a forma da ponta do fuso.

Como ler micrômetro em milímetros
A principal diferença é que os traços acima da linha da bainha valem 1mm e os abaixo 0,5mm. Os traços do tambor valem 0,01mm. Basicamente, a leitura é observar quantos traços de 1mm o tambor ultrapassou e somar com o valor do traço do tambor.

A incerteza ou erro na medida é representado pelo termo 0,05 cm ou 0,5 mm, que é a metade da menor divisão da escala do equipamento. Este procedimento só pode ser adotado quando houver segurança de quem realiza a medição, ao avaliar visualmente uma casa decimal a mais que a descrita na escala do equipamento.

Gire o tambor principal no sentido horário para que as pontas de medição pressione a peça; Observe o valor mostrado na escala fixa do micrômetro, que indica a medida em milímetros; Em seguida, verifique o tambor de medição, que possui uma escala circular.

O paquímetro apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1/n, onde n é o numero de divisões do nônio. Já o micrômetro tem circunferência de rosca (tambor) dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.

O micrômetro digital eletrônico é ideal para leitura rápida, com erros de paralaxe, próprio para uso em controle estatístico de processos.

O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ("tambor") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.

O nônio é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (maior precisão) do que a feita somente com a escala fixa.

Existem 5 tipos de Micrômetros :

  • Micrômetro Analógico.
  • Micrômetro de Profundidade.
  • Micrômetro Interno.
  • Micrômetro Externo.
  • Micrômetro Digital.
  • Micrômetro Analógico.
  • Micrômetro de Profundidade.

Micrômetro interno e externo
É bastante encontrado na sua forma mecânica, mas também se usa bastante o micrômetro externo digital, que tem display com leitura mais simples. Já o micrômetro interno, como o próprio nome diz, consegue gerar a medida da parte interna de peças.

A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados os inventores do paquímetro. O nônio possui uma divisão a mais que a unidade usada na escala fixa.

Para você entender o micrômetro, saiba que ele é composto por um arco, uma estrutura de batente e o fuso, parte que é utilizada para fazer a medição, complementado por uma estrutura feita para ser segurada. Essa estrutura é composta por bainha, escala graduada, o tambor, e a catraca para girar.

Continuar lendo Como ler o nônio?