Qual é a praia que não tem tubarão?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, e as autoridades não recomendam o banho além dos recifes, para evitar ataques de tubarões.

A aproximação dos tubarões da região costeira acontece principalmente em fêmeas que buscam um lugar seguro para dar à luz. Por esse motivo, elas evitam praias com grandes aglomerações de banhistas.

Volusia, lar da mundialmente famosa Daytona Beach, tem a duvidosa honra de ser conhecida como a “capital mundial de ataques de tubarão”.

Sim, além da região metropolitana do Recife, o número de incidentes com tubarões estão mais conhecidos, muito por conta da popularização das redes sociais, do aumento de atividades esportivas aquáticas e dos ambientes marinhos degradados.

Oriente Médio: confira as 14 melhores praias da região
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

a praia de Porto de Galinhas está protegida aqui praticamente pelos. pelos a Recifes de corais. pode ocorrer alguma Fatalidade aqui em Porto de Galinhas pode acontecer qualquer lugar pessoal pode acontecer um ataque de tubarão tá só que aqui em Porto de Galinhas não há histórico de ataque de tubarões.

De acordo com a UFRPE, as medidas preventivas para evitar incidentes com tubarões são a de não entrar em áreas que estão sinalizadas como de riscos, nem em áreas que não tenha a proteção dos arrecifes e quando a água estiver mais alta que a cintura.

É importante pesquisar quais espécies são comuns na região em que se encontra a praia em questão. Observe a topografia do local: Praias que possuem um declive abrupto ou que têm um canal próximo podem ser mais propensas a atrair tubarões, já que estes animais tendem a seguir canais e áreas de profundidade maior.

Não há risco de ataque de tubarões. Mesmo com a maré cheia, não torna-se perigosa. Óbvio que ainda devemos dobrar nossos cuidados, por conta da força das ondas. Porém, o que nos assegurar é que a praia de maragogi, é bastante plana.

O litoral de Maceió tem formações recifais que são obstáculos naturais, além disso os recifes de coral são áreas com presença de cardumes de peixes e outros animais que são o alimento natural dos tubarões, o que pode manter os tubarões mais afastados nas águas rasas.

Embora apresente uma distribuição cosmopolita, é encontrado principalmente em águas de regiões temperadas e em diversas regiões marinhas, podendo ir da superfície até regiões com mais de 250 m de profundidade, adentrar baías, regiões de estuários salinos e alto-mar.

Segundo Otto Gadig, especialista em tubarões e professor de biologia marinha na Universidade de Santa Cecília, em Santos, no litoral paulista, as aparições do tubarão-branco, também chamado anequim no Brasil, podem ser tanto em mar aberto como em áreas costeiras.

Palhoça (SC), Itajaí (SC), Santos (SP), Florianópolis (SC), São Vicente (SP), Praia Grande (SP), Balneário Camboriú (SC), Paço do Lumiar (MA), Itanhaém (SP) e Guarujá (SP) são as praias mais seguras do Brasil.

Quais praias de Recife não têm Tubarão? As praias de Recife que não têm tubarão são: Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Praia de Maria Farinha, Praias de Pina, Praia de Muro Alto e Praia de Maracaípe.

Já o Tubarão Mako, que segundo o especialista é considerado por muitos como o mais perigoso e mais agressivo de todos, também é mais rápido e oceânico. Conforme Soto, a espécie é relativamente comum na costa, mas em alto mar.

tubarão branco

De acordo com o Isaf, este rótulo é dado ao tubarão branco porque essa espécie foi indicada como a responsável por mais ataques letais a seres humanos do que qualquer outro tubarão.

O maior tubarão predador existente hoje em dia é o grande tubarão-branco. Ele costuma atingir 4,9 metros de comprimento – ou seja, o megalodonte pode ter sido três ou quatro vezes maior do que ele. Quem pode ser comparado com o megalodonte é o tubarão-baleia moderno.

Os cientistas da marinha sabiam que o movimento de pessoas vivas na água e o sangue dos marinheiros mortos ou feridos atraem os tubarões.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um tubarão perto da areia na praia de João Fernandinho em Búzios, na região dos lagos. A espécie do tubarão ainda não foi identificada. Muitos turistas ficaram assustados com a presença do animal.

New Smyrna Beach

New Smyrna Beach, Flórida: situada no litoral nordeste da Flórida, a praia de New Smyrna Beach tem o maior número de ataques de tubarão por ano no mundo inteiro. Mas apesar das ocorrências com tubarões cabeça-chata ocorridos no local, New Sbyrna Beach nunca registrou mortes por ataques, apenas ferimentos.