Qual é a postura de um agente de portaria em relação ao atendimento?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A seguir alguns aspectos importantes da postura do porteiro, que definem como ela deve ser: Profissionalismo: O porteiro deve se comportar de maneira profissional em todos os momentos, mantendo uma conduta respeitosa, cortês e ética com os moradores, funcionários, visitantes e colegas de trabalho.

LEI Nº 8.743, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993.
Inclui a categoria funcional de Agente de Portaria no Anexo X da Lei nº 7.995, de 9 de janeiro de 1990.

Sua voz, ao atender as pessoas, deve ser segura, atenta e natural. Seja agradável. Fale devagar, claramente, e evite palavras difíceis, que a pessoa possa não entender. O modo correto de falar é resultado de treino e prática.

COMO FAZER O CONTROLE DE PORTARIA – ENTRADA E SAÍDA DE VEÍCULOS

  1. O controle deve ser feito diariamente.
  2. Deve ser feito o registro de informações básicas do veículo como quilometragem.
  3. Deve ser registrado o motorista responsável.
  4. Deve estar atrelado a um checklist de avarias para controlar o estado do veículo.

Pessoas estranhas, mesmo que dirigindo veículos de moradores, devem ser anunciadas e sua entrada só poderá ser liberada após a autorização do morador. Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora.

Os profissionais da recepção costumam ser alocados no hall, o saguão de entrada que fica no interior do condomínio. Já os porteiros são alocados em guaritas, que são estruturas próximas aos portões de acesso a pé e por veículo.

De forma resumida, o porteiro é o responsável por autorizar ou não a entrada de pessoas e veículos, receber encomendas e liberar visitas. É também a primeira impressão do prédio ou condomínio. Além dessas tarefas básicas, o profissional de portaria também exerce muitas outras atividades.

Atender ao público informando sobre os serviços prestados pela instituição, recepcionar clientes e visitantes, procurando identificá-los, prestando-lhes informações etc.

Outros direitos do porteiro
Registro na carteira de trabalho. Ter um salário mensal. Ter um 13º salário e férias. Repouso semanal remunerado.

Para o acesso de prestadores de serviços, como limpeza, manutenção e reformas, os porteiros devem ser informados com antecedência para poder liberá-los com agilidade e segurança. Mesmo assim, quando da chegada do prestador na portaria, é preciso avisar o condômino sobre sua presença antes de liberar o acesso.

Informações básicas como localização de banheiros, bares, pontos de “achados e perdidos”, chapelaria e guarda-volumes devem ser reforçadas, já que muitas vezes, pessoas chegam nos eventos com dúvidas sobre esses locais. Atender a todos com educação e cordialidade é básico em qualquer portaria de evento!

A prática de deixar itens na portaria sob responsabilidade do porteiro ou recepcionista para serem entregues a terceiros (ou vice e versa) deve ser evitada, independentemente da política de cada edifício (comercial ou residencial).

O controle restringe o acesso de pessoas não autorizadas ao condomínio ou às áreas comuns, e pode ser feito por meio de sistemas de portaria, catracas, biometria, reconhecimento facial, QR code, cartões de acesso, entre outros.

O porteiro deverá abrir o portão da rua, para demonstrar que o marginal tem a opção de desistir. E ele terá também a opção de não abrir o segundo portão, mas isto exporá o morador ao risco real de morte. Em meu ponto de vista, nenhum sistema de segurança deve expor o morador a risco.

Como o Porteiro deve agir, ao constatar o descumprimento das normas de segurança por um Morador? a) Deve ficar calado, para evitar confusão. b) Deve chamar a atenção do Morador, que violou as normas de segurança. c) Deve comunicar o fato ao Zelador ou Síndico.

Assinatura da Portaria – Os atos normativos só têm validade após serem assinados pela auto- ridade competente.