Qual é a posição transversal?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na posição transversa, o feto está atravessado sobre o canal vaginal na posição horizontal e o ombro vem primeiro. Um parto por cesariana é realizado, a menos que o feto seja o segundo de uma dupla de gêmeos. Nesse caso, o feto pode ser girado para que o parto seja pela vagina.

Muitas vezes, no final da gravidez, o feto não vira de cabeça para baixo porque o cordão umbilical está enrolado pelo corpo – isso não é prejudicial para o bebê e não significa que a mulher vai precisar de uma cesariana. Até a hora do nascimento, o bebê pode, sim, mudar de posição, mas é muito difícil isso acontecer.

A melhor posição para o seu bebê estar em trabalho de parto e nascimento é de cabeça para baixo, de costas - de modo que as costas dele fiquem na frente da sua barriga. Isso é chamado de posição occipito-anterior.

Normalmente, você pode descobrir o sexo do seu bebê por meio de ultrassom, que pode ser realizado entre a 18º e 20º semana. O técnico de ultrassom vai examinar a imagem do bebê, analisando os órgãos genitais em busca de diferentes características que sugiram se tratar de um menino ou menina.

Também, é importante destacar que o bebê para de se mexer quando dorme. Isso leva de 20 a 40 minutos, porém, algumas crianças podem dormir mais que 90 minutos. Se você está lendo e pensando “que bom que o neném dorme na mesma hora que a mãe”, está enganada!

Um dos motivos para isso, segundo o obstetra, é que quando o bebê está virado para baixo, a dificuldade do parto é decrescente. “A cabeça tem o maior diâmetro quando comparada às outras partes do corpo e, depois que ela sai, o resto é mais fácil”, explica.

Uma dica é deixar o bebê deitado de barriga para cima e, ao lado dele, chamá-lo pelo nome. Isso incentiva a criança a se virar e se concentrar em você ou em algum objeto que você esteja segurando, o que é importante para o desenvolvimento motor e cognitivo, o incentivando a se virar de bruço para alcançá-los.

Apoie a cabeça nos braços e mantenha os joelhos firmes na beira da cama ou do sofá. Deve-se ficar nesta posição durante 5 minutos durante a primeira semana, aumentando nas seguintes até chegar aos 15 minutos, e repetir o exercício 3 vezes por dia.

Após as 36 semanas, entre 3 a 4% dos bebês estão pélvicos. Já com 28 semanas, por exemplo, 25% deles são encontrados nesta posição. Mas, o que muita gente não sabe é que antes de entrar em trabalho de parto há muitas opções para virar esse bebê.

É melhor a gestante dormir sobre o lado esquerdo do corpo
Verdade. Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

A água é uma grande aliada das mulheres durante o trabalho de parto, pois diminui as dores. A água morna, por volta dos 37º graus, proporciona relaxamento muscular, que ajuda a atenuar as contrações e acelera o nascimento do bebê.

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

Parto normal dói mais que a cesariana
Como se trata de uma cirurgia de grande dimensão, com uma incisão realizada no abdome, a dor perdura por um tempo indeterminado e exatamente no momento em que as mulheres deveriam estar mais “inteiras” para lidar com a criança, consigo e com a amamentação.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Uma das principais afirmações que fazem sobre a diferença de gravidez de menino e menina é que os meninos mexem mais cedo na barriga. A verdade é que cada bebê tem o seu próprio tempo para começar a mexer na barriga da mamãe. Então, dizer que os meninos mexem antes é um mito.

Grávidas de meninos tendem a ganhar mais peso
Em razão da estrutura fisiológica, fetos masculinos possuem maior necessidade calórica, o que aumenta o apetite da grávida. Além disso, pesquisas indicam que gestantes de meninos tendem a ganhar mais peso do que gestantes de meninas.

Estudos clínicos apontaram déficits neurocomportamentais, como coordenação motora prejudicada, reatividade emocional alta e atrasos linguísticos em crianças nascidas de mães ansiosas.

Quando nos deitamos de barriga para cima, é comum sentir um maior movimento do bebê. Isso ocorre devido ao relaxamento da musculatura abdominal nessa posição, proporcionando mais espaço e liberdade para o bebê se movimentar.

Geralmente, as mães sentem os bebês mais ativos durante a noite. Esse é um bom momento para prestar atenção. Uma dica é deitar-se com a barriga para cima para identificar melhor os movimentos.