Qual é a posição de decúbito lateral?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos.

Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)

Na posição prona ou decúbito ventral o paciente fica deitado de bruços sobre o abdome, com a cabeça voltada para um dos lados.

Nesses casos, a posição semi-Fowler (cabeceira elevada a 45º) é a mais aconselhada, no entanto, deve-se evitar elevar a cabeceira acima de 45º para não aumentar a pressão e o cisalhamento na região do sacro e do cóccix (Figura 5).

Posição utilizada especialmente para observação ou cirurgia ginecológica. Consiste em colocar o indivíduo em decúbito dorsal com a bacia mais elevada do que os ombros e a cabeça.

Decúbito lateral
Essa é a posição na qual o corpo está deitado de lado, virado para a esquerda ou para a direita. A postura mais recomendada pelos especialistas para ter uma boa noite de sono é justamente a de decúbito lateral, com um travesseiro entre os joelhos.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

o Decúbito dorsal – DD; o Decúbito semidorsal (direito/esquerdo) – DSD (D/E); o Decúbito lateral (direito/esquerdo) – DL (D/E); o Decúbito ventral – DV; o Decúbito semiventral (direito/esquerdo) – DSV (D/E); o Posição de Fowler.

Você sabe o que é decúbito dorsal? Quem está iniciando os estudos em Anatomia logo se depara com esse termo. Essa é a posição mais natural para o paciente em repouso. É assim porque ela permite o apoio das costas e membros de modo confortável.

A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.

Uma outra opção seria deitar o paciente em posição prona (ou seja, virado de bruços), com a parte anterior do corpo junto ao colchão.

É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.

A Posição de Trendelenburg surgiu no final do século XIX. Descrita pelo médico Friedrich Adolf Trendelenburg e seu aluno como: POSIÇÃO SUPINA COM A CABEÇA INCLINADA PARA BAIXO EM AO MENOS 45 GRAUS.