Qual é a posição anatômica correta?

Perguntado por: avieira8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A posição anatômica refere-se a pessoas — independentemente da posição atual em que possam estar — como se estivessem de pé com: Cabeça, olhos e dedos do pé direcionados anteriormente (para frente). Membros superiores ao lado do corpo com as palmas viradas para frente.

É adotada, cientificamente, para o estudo do corpo humano. Nessa posição a pessoa encontra-se de pé, com o rosto virado para a frente e olhar direcionado para o horizonte. Os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para frente.

Normal, para o anatomista, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função. Assim, a artéria braquial mais comumente divide-se na fossa cubital.

Planos principais: mediano (médio-sagital), sagital, frontal (coronal), transverso (axial). Termos anatômicos usados para descrever a posição e a relação entre várias estruturas.

Índice

  • 1.1 De quatro.
  • 1.2 Ajoelhado.
  • 1.3 Deitado.
  • 1.4 Sentado.
  • 1.5 Agachado.
  • 1.6 Em pé

Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.

Posição em decúbito ventral ( barriga voltada para baixo), manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Posição em decúbito dorsal ou supina, onde a pessoa deita com a barriga voltada para cima.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

Como em outros termos anatômicos, por exemplo, planos, direções e relacionamentos do corpo, esta palavra deve ser vista em contexto. A posição anatômica é essencial para a compreensão da anatomia e da fisiologia humanas, pois fornece uma maneira precisa e uniforme de descrever essas estruturas corporais.

São termos usados para descrever a relação entre as partes do corpo ou comparação da posição relativa de duas estruturas. Alguns termos são específicos para comparações feitas na posição anatômica ou em relação aos planos anatômicos.

Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.

Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros. Cada uma dessas partes se subdivide, conforme quadro abaixo: Quadro 1.

A anatomia humana pode ser estudada por partes: cabeça, pescoço, membros, tórax, abdome e demais regiões. Quando se fala nos sistemas de órgãos do corpo humano, a chamada anatomia sistêmica que é a mais utilizada.

As principais alterações anatômicas relacionadas a AR são as malformações mullerianas (septo uterino, útero bicorno, unicorno e didelfo), miomas, pólipos e sinéquias uterinas.

Posição prona é uma manobra que coloca o paciente deitado sobre a região ventral, ou seja, de bruços. Também conhecida como decúbito ventral, essa é uma posição oposta ao decúbito dorsal, que costuma ser mais usado para pacientes acamados.

A diferença está na palma das mãos. Na posição anatômica as mãos está voltada para frente(anterior) e na posição fundamental a palma das mãos permanecem viradas para lateral do corpo, ou seja as mãos permanecem viradas para a coxa.

São eles:

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

Em medicina de reabilitação e em fisioterapia, usamos a palavra sedestação.

Pode ser referido como: Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)

Eixos

  • Eixo Longitudinal: É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal. Ou seja, une a região superior da inferio.
  • Eixo Látero-Lateral ou Transversal: Este eixo também fica perpendicular, porém com o plano Sagital. ...
  • Eixo Ântero Posterior ou Sagital: Este eixo fica perpendicular ao plano frontal.

Os eixos, são linhas imaginárias, derivadas da dimensões estabelecidas pelos Planos Anatômicos, que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos.