Qual é a Pomba Gira mais velha?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

Pombagira é mulher de Sete Maridos!

Pombagira Maria Mulambo
É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia).

Características da Pomba Gira Dama da Noite
Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança. Característica marcante da Orixá Oxum. São sempre finas e adoram se enfeitar com brincos, pulseiras e outros objetos dourados.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Maria Mulambo –Ela é sempre sensual, sedutora e gosta de se vestir muito bem. Tem um temperamento amável e prefere as bebidas mais doces e suaves como vinho, licor, cidra etc. Entidade muito relacionada ao luxo, ao brilho e tudo que se destaca.

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

pomba gira maria padilha rainha do cemitério.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã Maria Mulambo da Estrada - Linha de Ogum. Maria Mulambo da Encruzilhada - Linha de Ogum.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Com atrevimento ela se aproximou dos atabaques e cantou o seu ponto, que até então ninguém ali ouvira: "Você disse que me matava/na porta do cabaré/ Me deu sete facadas/ mas nenhuma me acertou/ Sou Pombagira Cigana/ aquela que você amou/ Cigana das Sete Facadas/ aquela que te matou".

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Pomba gira das 7 encruzilhadas (entidade da Umbanda e também cultivada e cultuado no candomblé) foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou-se alguns anos e o Rei veio a falecer.

A Rainha do Cruzeiro gosta de trabalhar para a sedução, é uma Pomba-Gira bastante sedutora, costuma apresentar-se com cabelos loiros quase branco, seus trajes curtos e preto, trabalha para a guerra e amarração de casais que se amam, mas nunca separa casais e se aborrece com quem pede.

Normalmente trabalhamos com uma Pomba Gira, o que já é bastante responsabilidade. Mas conheço médiuns que trabalham com duas Pombas Giras, inclusive nas consultas. A maioria dos dirigentes dos Terreiros, permite que o médium (de “Toco”) trabalhe apenas com uma entidade, reconhecida e de ponto riscado.