Qual é a polaridade do SO2?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

02 C No SO2 , todas as ligações são covalentes polares e a geo- metria da molécula é angular, sendo, portanto, polar. No CO2 ,todas as ligações são covalentes polares e a geome- tria da molécula é linear, sendo, portanto, apolar.

02 C No SO2 , todas as ligações são covalentes polares e a geo- metria da molécula é angular, sendo, portanto, polar.

Apenas o SO2 é solúvel em água por ser polar. Essa polaridade é devido a geometria angular, formada pela repulsão dos pares de elétrons não compartilhados no àtomo de enxofre.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.

A molécula será apolar apenas se os dois átomos presentes em sua constituição forem iguais, ou seja, pertencentes ao mesmo elemento químico. Exemplos: H2, Cl2, F2, Br2, O2, N2 etc. Nessa molécula, o átomo central é o carbono (pertencente à família IVA), pois ele realiza o maior número de ligações.

Se o composto molecular for formado por dois átomos apenas e esses dois átomos forem de elementos diferentes, automaticamente a molécula será polar pelo fato de os dois átomos apresentarem diferentes eletronegatividades. Exemplos: HBr e NO.

A ligação iônica apresenta polarização máxima, ou seja, nenhum outro composto é mais polarizado que o composto iônico.

Na natureza, a substância é liberada para a atmosfera por gases vulcânicos; dentre as fontes geradas pelo homem, destacam-se as atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como na fabricação de fertilizantes, na fundição de alumínio e aço, na produção de ácido sulfúrico e papel, bem como nas ...

O dióxido de enxofre (SO2) é um poluente com origem em fontes antropogénicas que envolvam processos de combustão de combustíveis contendo enxofre (S), como a produção de eletricidade ou a combustão de suporte a processos fabris, comercial e residencial.

Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.

Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar. A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.

Os solventes polares são compostos, tal com a água e a amónia líquida, que possuem momentos dipolares e consequentemente constantes dielétricas elevadas. Estes solventes são capazes de dissolver compostos iónicos ou compostos covalentes que se ionizam.

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao átomo de oxigênio, por causa dos pares de elétrons não-compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos átomos de hidrogênio.