Qual é a planta mais venenosa do mundo todo?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

A mamona, também conhecida como Ricinus communis, contém uma quantidade altíssima de ricina, veneno que, mesmo em pequenas quantidades, é capaz de matar um ser humano.

O oleandro (Nerium oleander) é considerado uma das plantas mais venenosas do mundo. Pode até enganar com suas belas flores de cor rosa, vermelha ou branca, mas cuidado! Todas as partes desse arbusto ornamental possuem diversos tipos de toxina, sendo as duas mais fortes a oleandrina e a neriantina.

Mamona

Conhecida como Mamona aqui no Brasil, a espécie produz a ricina, considerada uma das mais potentes toxinas do mundo. A forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes.

Middlemist

A flor mais rara no mundo é a Middlemist Vermelha, da espécie Middlemist camelia. Como o nome sugere, esta planta possui tons vermelhos exuberantes. A espécie é originária da China, mas foi levada à Grã-Bretanha em 1804.

MAMONA (RICINUS COMMUNIS)
Exuberantes no seu aspeto e de fácil propagação as mamonas são consideradas como uma das plantas mais venenosas do mundo inteiro. Toda a planta, principalmente as sementes, apresenta uma toxina vegetal denominada ricina que provoca uma morte dolorosa e inevitável.

cosmos de chocolate

O cosmos de chocolate é uma das flores mais raras do mundo, e já se tornou extinta na natureza há muitos anos. Possui uma rica cor marrom-avermelhada, e exala uma fragrância de chocolate quando floresce, daí seu nome. Cresce até cerca de 40 a 70 cm de altura.

Comigo-ninguém-pode, costela-de-adão e philodendron: possuem uma substância chamada de oxalato de cálcio, que provoca irritação e inchaço nas mucosas (boca, faringe, etc.), podendo levar à asfixia e até à morte.

Nome popular: Cacto-candelabro.

A Welwitschia é uma planta fascinante que pode não apenas sobreviver por milhares de anos, mas pode fazer isso em um dos ambientes mais inabitáveis do mundo, o deserto do Namibe, na África.

Dieffenbachia picta

Uma planta bastante conhecida pelo seu uso ornamental é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta). Essa planta tóxica da família Araceae possui folhas vistosas com manchas esbranquiçadas características, frutos na forma de baga e flores em espádice. Possui hábito herbáceo e pode atingir até dois metros de altura.

aconitum

O nome original aconitum é derivado do grego, que significa “sem esforço”. As toxinas extraídas das flores historicamente foram utilizadas para matar lobos, o que levou ao nome Wolfsbane. A planta também é conhecida como “capacete do diabo” por causa de seu formato.

Confira algumas das plantas mais exóticas e caras do mundo:

  1. Monstera obliqua. Uma Monstera obliqua custa cerca de US$ 3.000 (aproximadamente R$ 15.740). ...
  2. Tulipa Semper Augustus. ...
  3. Orquídea Ouro de Kinabalu. ...
  4. Orquídea Shenzhen Nongke. ...
  5. Bonsai de 800 anos. ...
  6. Rosa Julieta. ...
  7. Kadupul.

Em águas rasas da baía Shark, na Austrália Ocidental, pesquisadores encontraram um raro exemplar de uma erva marinha da espécie Posidonia australis. Eles acreditam que a planta de 180 km de extensão é a maior do mundo e também a mais velha, com pelo menos 4,5 mil anos.

Não é de hoje que eu tinha certeza de que a árvore mais cara do mundo era a Dalbergia melanoxylon, nativa do leste da África e conhecida pela sua madeira de cor preta. Não à toa, seu preço no mercado explodiu para mais de 25 mil dólares cada metro cúbico.

Os animais sensíveis à ingestão desse fruto são: bovinos, caprinos, ovinos, equinos, suínos, coelhos e aves. Os bovinos procuram as folhas da planta por fome.