Qual e a planta mais venenosa do mundo inteiro?

Perguntado por: ltrindade5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

1. Comigo-ninguém-pode. Muita gente tem dúvida se a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. No topo da lista, essa espécie, como o próprio nome indica, não é flor que se cheire.

As principais plantas tóxicas são o Antúrio, Comigo-Ninguém-Pode, Copo-de-Leite, Chapéu-de-Napoleão, Coroa-de-Cristo, Bico-de-Papagaio, Mamona, Espirradeira, Mandioca-Brava, entre outras.

A espirradeira contém uma substância chamada oleandrina. Quando ingerida, causa problemas estomacais. Em casos mais graves, ataca o coração, causando parada cardíaca. Por isso, a espirradeira está entre as flores tóxicas mais perigosas!

Hospital Universitário - Mamona. Parte tóxica: Qualquer parte da planta, principalmente a semente.

A cicuta é considerada a planta mais tóxica da América do Norte. Trata-se de uma flor silvestre da família das cenouras, mas possui toxina mortal especialmente em suas raízes e gera sintomas potencialmente fatais em qualquer pessoa que a consuma.

Conhecida também por Middlemist camelia, a espécie é natural da China, mas encontrou morada no Reino Unido a partir de 1804. Hoje em dia é praticamente impossível encontrar a Middlemist na China. A planta é vista somente em dois lugares no mundo todo.

Ricina

Ricina é uma toxina potencialmente letal, facilmente ob da de Ricinnus communis(mamona), uma planta que cresce abundantemente ao redor do mundo, em regiões de clima temperado-quente e tropical.

Em 1932, em São Paulo, veio a confirmação científica de que a Palicourea marcgravii matava bovinos a rodo, sendo a primeira planta comprovadamente tóxica descrita no Brasil.

Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta. Depois que o óleo laxante é extraído, os resíduos das sementes formam um potente coquetel de toxinas.

Apesar de ser encontrada em vários locais, ela é extremamente tóxica e não deveria ficar próxima de crianças. Nessas plantas existem substâncias conhecidas por cristais de oxalato de cálcio, que, nessa espécie, são encontrados na forma de ráfides (nome dado a esses cristais com forma de agulha).

Em caso de suspeita de intoxicação por plantas, é essencial procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, levar uma amostra da planta. Nos casos de envenenamentos e intoxicações, a secretaria disponibiliza um telefone que funciona 24 horas para orientações: Ciatox – 0800 646 4350 ou 0800 722 6001.

A Heracleum mantegazzianum foi encontrada em um jardim residencial mantido por jardineiros amadores. Especialistas acreditam que ela poderia estar crescendo há 40 anos, tendo sido plantada pelos primeiros donos da casa.

"A fruta da mancenilheira tem o aroma e a aparência de uma maçã inglesa, mas é pequena, cresce em árvores grandes, geralmente ao longo da costa. Estão repletas de veneno. Me disseram que uma só é suficiente para matar 20 pessoas."

Todas as partes da planta são tóxicas. Comigo-ninguém-pode – Uma das mais perigosas e fatais! Pois pode levar o cão a óbito em até 24h. O caule e as folhas possuem substâncias que podem intoxicar os cães.

A planta é bastante ornamental. O uso principal, no entanto, se dá através do óleo, usado na medicina popular como purgativo, na indústria química e como matéria-prima para a produção de biodiesel. A mamona possui propriedades analgésica, anti-inflamatória e anti-histamínica.