Qual é a planta do omeprazol?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Durante aproximadamente um mês ela usou somente a tintura da Maytenus ilicifolium, nome científico da espinheira santa, geralmente recomendada no tratamento de úlceras e gastrite. Segundo Terezinha Rêgo, a planta usada na produção da tintura é uma espécie típica do sul do país.

Ranitidina, Cimetidina e Famotidina
Podem ser usados como paliativos para controlar sintomas agudos de gastrite / refluxo. Tem eficácia muito menor que os remédios da classe do omeprazol.

A Espinheira Santa é reconhecida por diminuir a secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago, tratando e atenuando a gastrite.

espinheira santa

ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça. Mas você sabia que não deve tomar chá logo após as refeições?

Os chás para refluxo mais recomendados são os feitos com espinheira-santa, hortelã-pimenta, calêndula, gengibre, alcaçuz, camomila e açafrão-da-terra.

Evitar o uso em mulheres em tratamento de infertilidade ou com dificuldade de levar a gravidez até o fim (FAD. B), assim como, em pacientes com câncer estrógeno-dependente. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Composição do Espinheira Santa Herbarium
Plantas ricas em taninos, como a Maytenus ilicifolia, em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.

Chá de Camomila
A camomila é uma planta medicinal com propriedades antiinflamatórias e calmantes, podendo ajudar a aliviar a inflamação da mucosa gástrica e reduzir a dor abdominal, devido a presença de diversos compostos bioativos, como a apigenina, a camazulina e o bisabolol.

Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.

O tratamento dos sintomas de úlcera no estômago e duodeno envolve a eliminação do H. pylori, se confirmado sua presença. A terapia inclui medicamentos como ibuprofeno, amoxicilina, claritromicina e nitroimidazol 2.

Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias.