Qual é a placa de advertência?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A colocação de uma placa de advertência fica determinada a partir do exame do exame apurado das condições do local da via e do comportamente dos usuários. A sua localização tem como fatores determinantes a velocidade prevalecente na via e a existência de condições potencialmente perigosas.

Sinalização de advertência
As placas amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam os motoristas e pedestres condições potencialmente perigosas. A placa de advertência da imagem significa “curva em S à esquerda”.

Placa “Largura Limitada 1.8 Metros A-38”, sinaliza ao condutor sobre o limite máximo de largura permitida do veículo. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007. Utilização: A placa A-38, é utilizada para proibir veículos com larguras superiores a medida estabelecida de trafegar no trecho.

Os sinais de Advertência têm a função de advertir o usuário da via, da existência adiante, de um perigo ou situação inesperada à frente, na via ou adjacente a ela bem como de sua natureza.

Quais os tipos de placas de indicação? Você já aprendeu que as placas de indicação estão divididas nos seguintes grupos: placas de identificação, placas de orientação de destino, placas educativas, placas de serviços auxiliares e placas de atrativos turísticos.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

As placas vermelhas são as de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via.

Existem as de regulamentação, advertência e indicação. As placas de Pare R-1 (vermelha) se encaixam na categoria “regulamentação”, enquanto as amarelas (A-15) são de advertência, com intuito de alertar o condutor para possíveis perigos na via. As placas de indicação, por sua vez, podem ser verdes, marrons ou azuis.

As placas vermelhas são de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via.

A resposta é bem simples, basta lembrarmos do significado de placas de trânsito de regulamentação e placas de advertência. Enquanto a placa vermelha, de regulamentação, impõe uma ordem (obrigação) ao motorista, a placa amarela, de advertência, alerta ao motorista que ele terá que parar mais adiante na pista.

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

Vento lateral A-44
A placa de trânsito adverte o condutor sobre a existência de condição insegura à frente, trecho de via na qual costuma ocorrer vento lateral forte, que pode comprometer a estabilidade do veículo.

A placa “Uso Obrigatório De Corrente R-22”, adverte ao motorista que a partir do ponto sinalizado é obrigatório o uso de correntes acopladas às rodas do veículo. Utilização: A placa R-22, utiliza-se em pistas não pavimentadas, que apresentam dificuldades de circulação.

A-41 - Cruz de Santo André
Adverte ao condutor do veículo da existência, no local, de cruzamento com linha férrea em nível.