Qual é a pitaya mais doce?

Perguntado por: alima . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Pitaya amarela: a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) cuja polpa é branca e a casca amarela é considerada a mais doce e rara.

Essa última tem o diferencial de apresentar antocianinas, que possuem ação antioxidante. Dizem que a pitaya com polpa vermelha possui mais sabor, um gosto mais doce. É a única que não experimentei ainda, vou procurar. O problema é saber diferenciar a da polpa vermelha da polpa branca.

A pitaya amarela tem um gosto que não diverge das demais variações, mas ainda assim possui um sabor um pouco mais adocicado e é ótima para consumir pura ou realizar o preparo de vitaminas. Já a pitaya vermelha é muito conhecida por ser chamada também de pitaya púrpura.

Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura.

Uma boa Pitaya, de maneira geral, tem coloração viva e uma casca íntegra e brilhante, além de um sabor doce marcante. Uma boa porção pesa entre 100 e 300g. Ela deve ser armazenada sempre em local fresco e seco – como as laranjas e outras frutas com casca – mas consumida rapidamente para não estragar.

A pitaia amarela é considerada uma das mais raras. No Brasil, poucos produtores plantam essa variedade, que leva 180 dias para amadurecer.

ela tem pode ficar com a casca vermelha né pode até amadurecer aí. a caça mas por dentro ela vai continuar a mesma coisa não vai ter sabor Mas tem uma pitaya sem sabor E aí você é a causa de algumas pessoas que que prova e a Pitaia não. gostarem.

Uma vez que ajuda e regular o açúcar no sangue, é importante evitar o consumo dessa fruta em conjunto com a medicação para diabetes, pois pode causar hipoglicemia.

Falso. A pitaia não cura a anemia em dois dias.

O consumo de pitaya ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico.

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre quais partes das frutas podem realmente comer. Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos.

A pitaia branca, ou Hylocereus undatus, apresenta coloração vermelha na casca e branca na polpa. Por fora é muito parecida com a pitaia vermelha, diferindo somente em termos de tonalidade de cor. No entanto, a diferença maior apresenta-se acerca da polpa (RICARDO, 2010).

As espécies mais conhecidas e comercializadas, especialmente pela qualidade dos seus frutos, são a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e de polpa branca) e a pitaya-vermelha (avermelhada por fora e por dentro).

É branca por dentro com a casca rosada. Com o nome científico de Hylocereus megalanthus, a variedade amarela apresenta casca amarelada e interior branco. É muito comum na Colômbia. Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada.

Devido à sua grande quantidade de fibras, a pitaya é boa para diabetes, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar da corrente sanguínea, principalmente após o consumo de alimentos com altos índices de glicose.

A fruta é escamosa e possui três principais variedades para o consumo: Hylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com casca rosada, conhecida como pitaia vermelha, a Hylocereus megalanthus, com polpa branca e casca amarela, que é a pitaia-amarela, e a Hylocereus undatus, de polpa branca e casca rosada, que é a mais ...

Observe se a pitaia está vermelha ou amarela.
Quando a fruta não está madura ela tem a cor verde. Conforme a pitaia começa a amadurecer, a casca começa a mudar para as cores vermelha ou amarela, dependendo da variedade da fruta. Quando ela estiver madura, a casca deve ser brilhante e da mesma cor.

3 maneiras de aproveitar a casca da pitaya

  1. Geleia. Uma das maneiras de fazer esse aproveitamento é transformando as cascas em uma geleia. ...
  2. Risoto. Com as cascas dessa fruta também é possível fazer um bom risoto. ...
  3. Chá

Promove o bom funcionamento do intestino, por ser uma fonte de fibras; Colabora com a prevenção da anemia e osteoporose, pois contém vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

Continuar lendo Qual a pitaya mais doce?