Qual é a pirâmide mais antiga do mundo?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Pirâmide Escalonada de Djoser

Em Saqqara está a Pirâmide Escalonada de Djoser, considerada a primeira pirâmide do mundo e a grande estrutura de pedra mais antiga.

A primeira das pirâmides do Egito a ser erguida foi a pirâmide de Queóps. Sua construção é uma homenagem ao faraó que comandava o Egito naquela época. A construção aconteceu em 2. 550 a.C., composta por 2,3 milhões de blocos de pedra que pesam cerca de 2,5 a 60 toneladas cada.

Grande Pirâmide de Gizé

Conhecida também como a Grande Pirâmide de Gizé, Quéops é a maior pirâmide, além de ser considerada a mais importante. Possui uma altura de 140 metros de altura e 230 metros de base (quase 1 quilômetro de perímetro).

As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.

As pirâmides do Egito são túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos faraós. Há 123 pirâmides catalogadas, no entanto, as três mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé.

As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.

Imhotep

A tecnologia que deu origem às pirâmides é muito antiga, e o primeiro idealizador conhecido desses monumentos é o arquiteto Imhotep, que fez a mais antiga de todas, a de Djoser (2648 a.C.).

4.500 anos

As pirâmides egípcias são estruturas construídas há mais de 4.500 anos onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito Antigo. Feitas de enormes blocos de pedra, que pesavam, em média, mais de 2 toneladas, elas abrigavam em seu interior câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas.

Além desta parte, a pirâmide guarda em seu interior também a Câmara da Rainha – outra sala nomeada por se acreditar ser onde a esposa de Quéops teria sido enterrada – e uma passagem mais alta, com paredes ornamentadas chamada de Grande Galeria, a qual dá acesso à tumba do rei. As pirâmides de Gizé.

A grande pirâmide Egípcia foi construída no ano 2500 a.C. Estima-se que ela levou 30 anos para ficar pronta. À época, foi necessária a mão-de-obra de dezenas de milhares de pessoas para carregar e empilhar os gigantes e pesados blocos de pedra.

Porém, o faraó era apresentado como a personificação de deuses na Terra, e ao morrer, aos céus retornaria. Para os antigos egípcios, uma estrutura funerária de formato triangular facilitaria a ascensão do rei, e daí as pirâmides.

Pirâmides de terra de até 22 metros de altura foram encontradas no sudoeste da Bacia Amazônica da Bolívia, na América do Sul. Acredita-se que as estruturas tenham sido construídas pelo povo Casarabe.

Miquerinos

Já a última das pirâmides de Gizé, construída para Miquerinos, filho de Quéfren, foi finalizada por volta de 2510 a.C. Ela é a menor das três pirâmides principais, com 62 metros de altura.

Sudão

Há pirâmides no México, na Guatemala, nas Honduras e até na China. No entanto, o país com mais pirâmides descobertas e identificadas, até hoje, é o Sudão. E o Sudão não é só o país que tem mais pirâmides do mundo. É, provavelmente, também o país com as pirâmides mais bonitas do mundo.

No entanto, os monarcas não eram as únicas pessoas envolvidas nessa história. Cerca de 20 mil trabalhadores e 16 a 20 mil pessoas de apoio atuaram no projeto da pirâmide de Gizé, extraindo e transportando pedras, construindo rampas, fornecendo comida e água e supervisionando o local de trabalho.

Para os egiptólogos (estudiosos do Egito Antigo), as pirâmides não foram construídas por escravos, mas por trabalhadores que recebiam um pagamento diferente dos salários dos trabalhadores atuais.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

Pesquisadores descobrem a existência de pirâmides há 1500 anos na Amazônia. Pesquisadores na Alemanha divulgam comunicado que revela novas evidências da existência de pirâmides há 1500 anos na Amazônia boliviana.

Pirâmide de Miquerinos

A Pirâmide de Miquerinos é a menor das Pirâmides de Gizé, com apenas 62 metros de altura. Localizada a sudoeste das outras duas Pirâmides de Gizé, foi construída pelo antigo faraó egípcio Miquerinos durante o século 26 a.C. Das três Pirâmides de Gizé, é a única que não retém resquício de sua carcaça de calcário polido.