Qual é a pior favela do Brasil?

Perguntado por: ilancastre6 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

Heliópolis

Como de praxe da abordagem sensacionalista e preconceituosa, as manchetes e relatos afirmavam que Heliópolis é um território dominado pelo crime organizado e um dos lugares mais violentos da cidade de São Paulo.

Morro da Providência

A primeira favela brasileira estava localizada onde hoje é o Morro da Providência. Os primeiros moradores do local dividiram o espaço com os ex-combatentes da Guerra de Canudos que, ao voltarem para o Rio de Janeiro, não foram tratados como heróis.

Das regiões metropolitanas, Belo Horizonte e Curitiba são as que têm mais "ilhas" sem favelas. Em cada uma, dez cidades estão livres desse tipo de moradia.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

As mais perigosas, classificadas como vermelhas, foram a Rocinha, o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São João e Camarista Méier. Nelas, os bandidos resistiram à ocupação permanente pela polícia e os níveis de confrontos e tiroteios são altos. Nas comunidades de bandeira amarela, existe risco operacional médio.

O levantamento revela que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking total de crimes, com 20 assassinatos, ficando atrás apenas da Colômbia com 65 assassinatos, do México, com 30 mortes e das Filipinas, com 29. O relatório comprova que a América Latina foi a região mais letal do mundo para ambientalistas.

11.403 favelas

O Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas, em um total de 6,6 milhões de domicílios, segundo uma prévia dos dados do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

O Setor Habitacional do Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, com 32.081 moradias. As informações preliminares são do Censo 2022 e foram divulgadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azevedo.

De acordo com o levantamento, Pari, Brás e Santo Amaro são os bairros mais expostos à violência.

Jardim São Luís

Só no Jardim São Luís, mais de 25% das casas estão em favelas. Com o passar do tempo, o Jardim São Luís cresceu e os problemas sociais também, tanto que já foi considerado o bairro mais violento do mundo.

Bairros perigosos São Paulo

  • Parelheiros.
  • Capão Redondo.
  • Jardim das Imbuias.
  • Jaraguá
  • Casa Verde.
  • itaim paulista.
  • parque santo.
  • Campo Limpo.

O estigma do termo “favela”
Quem têm essa percepção costuma preferir que as regiões sejam designadas como comunidades, que dão a impressão de organização e camaradagem, algo que todos afirmam existir nesses locais. O próprio governo do Rio de Janeiro parece ter adotado essa estratégia de “suprimir” o termo “favela”.

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros).

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de pessoas morando em favelas, com 1.393.314 habitantes (22% da população total), o que significa que a cada 100 mil cariocas, 22.160 estão em favelas.

O fato de o Maranhão aparecer na liderança dos municípios mais pobres do país não é surpresa, já que o Estado tinha em 2020 o menor PIB per capita nacional, de pouco mais de R$ 15 mil (ante R$ 87 mil do Distrito Federal, a unidade federativa mais rica) e costuma disputar com o Piauí o posto de Estado mais pobre, seja ...

Bairro do Coroadinho, em São Luís. — Foto: Divulgação. Segundo dados da prévia do Censo 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), a região do Coroadinho possui a 8ª maior favela do país.

Favela Chapéu Mangueira
Atrai muitos visitantes por oferecer vistas incríveis. Do alto do morro é possível ter um ângulo perfeito do Pão de Açúcar. Além disso, a famosa pedra oferece uma abertura incrível para contemplar a praia Vermelha de um lado e do outro o Flamengo.