Qual a pior droga usada no Brasil?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

O fentanil e outros opioides sintéticos são as drogas mais comumente envolvidas em mortes por overdose. Mesmo em pequenas doses, pode ser fatal. Estima-se que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil.

maconha

E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista. A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida. Maconha é a droga mais consumida por 67% dos adolescentes.

São Paulo -- Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Segundo os especialistas, o MDMA (ou ecstasy) em estado puro é “uma das drogas menos perigosas de entre as que se conhecem”, e “é muito menos perigosa que drogas como o álcool, o tabaco ou a canábis”. Ao contrário de outras, “raramente provoca habituação [vício]”.

Cocaína

A cocaína é uma das substâncias mais viciantes conhecidas pelos seres humanos.

Os narcóticos possuem um efeito depressor sobre o sistema nervoso central e diminuem a sensação de dor. Além disso, eles deixam o corpo e a mente mais relaxados.

O crack é uma das drogas mais viciantes e com maior potencial destrutivo, sendo um subproduto da cocaína vendido por um valor mais acessível, o que torna muito popular entre jovens desempregados e a população de rua. O efeito da substância é passageiro, por isso, a pessoa é facilmente induzida à adicção.

Maconha é menos viciante do que álcool ou nicotina.

E nesta terça (4), o Profissão Repórter mostrou que esse tipo de droga - conhecida por diversos nomes: K2, K4, K9, Spice, Space - vem se espalhando cada vez mais pelas ruas. Balanço Geral Manhã. 07/10/2022 - 09h20.

maconha

A mesma pesquisa aponta que a maconha é a droga mais consumida, com prevalência de 7,7%, mais do que o dobro da segunda colocada, a cocaína, com 3,1%.

maconha

A maconha é, de longe, a droga mais usada ao redor do mundo, de acordo com a Global Drug Survey (GDS), uma das principais pesquisas mundiais sobre o assunto. Já a cocaína e o MDMA, por exemplo, são usados em uma quantidade muito menor em comparação com a erva.

ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.

1 em cada 5 pessoas no mundo fuma cigarros.
Essa é a estimativa da OMS, que também complementa que a dependência da substância mata 7 milhões de pessoas por ano. O tabagismo é um dos vícios mais comuns e banalizados do mundo. Apesar de ser legalizado, o cigarro é uma droga e pode causar diversas doenças.

A cocaína deixa a pessoa agitada. Já o ecstasy é conhecido como uma droga socializante, que causa desinibição.

Algumas são de origem vegetal: por exemplo, a cafeína do café ou chá. Todos sabem que o café tira o sono, deixa a pessoa mais ativa, mais acordada. A cafeína é um estimulante suave do cérebro. Outro exemplo e a cocaína, que é obtida de uma planta, a coca.

Afinal, com a velocidade com que mata, o Krokodil é um suicídio lento, e nem tão lento assim. A forma que escurece a pele, fazendo com que ela se descole dos ossos e caia, também faz com que o Krokodil seja chamado de “droga zumbi”.

captagon

Ela é conhecida como a "droga dos jihadistas" na Síria. Tida como fonte de coragem e artifício para superar medo e dor, a droga captagon tem sido amplamente usada por combatentes que lutam na guerra civil do país. A droga, bastante popular no Oriente Médio, é fabricada em grandes quantidades na Síria e no Líbano.

– Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.