Qual é a pessoa que não envelhece?

Perguntado por: zmoraes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

Genética de milhões. Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

Denominado de "MC1R", este gene, conhecido por originar fios de cabelo vermelhos e pele clara, apresenta, às vezes, uma variação que faz com que as pessoas pareçam cerca de dois anos mais velhas do que aquelas que têm sua mesma idade e carecem deste gene, destacam os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na revista ...

Não é segredo que as sul-coreanas, com suas peles sempre bem cuidadas, são um exemplo quando o assunto é cuidado com a beleza. Isso porque elas possuem um ritual de hidratação de pele, passado de geração em geração, utilizando itens à base de água.

Pode ser genética, procedimentos estéticos, muitas pílulas de colágeno, ou até magia, fato é que tem uma leva de artistas que não mudam com o passar dos anos. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é a atriz Bruna Lombardi.

Os japoneses estão na posição número 1 na expectativa de vida no mundo, e não apenas isso, eles vivem mais e com mais saúde. A dieta japonesa é conhecida por ser magra e balanceada. Consiste basicamente em: peixes, frutos do mar, grãos integrais, vegetais e tofu.

À medida que o dióxido de carbono deixa os grãos de café durante a desgaseificação, ele é substituído por oxigênio. Esse oxigênio reage com os óleos e outros solúveis, o que dá ao café seu sabor único dentro do grão de café. Esse processo, também conhecido como oxidação, é o que faz o café envelhecer.

Frutas vermelhas: amora, uva, framboesa, morango, açaí, entre outras frutas, são ricas em vitamina C e cianidina, a substância que dá a cor avermelhada e serve para a proteção da planta contra os raios ultravioletas. Esses dois nutrientes ajudam a proteger o organismo contra toxinas e são antioxidantes.

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, que chega a todos. Novos dados científicos fazem os biólogos acreditar que talvez seja possível reverter, ou mesmo parar, essa evolução. Mas com boa saúde.

A resposta está no DNA --e não na fonte da juventude. Pesquisa da Universidade de Leiden (Holanda) feita com 3.000 pessoas provou que existem pessoas cujo material genético é menos suscetível aos efeitos do tempo.

Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.

Na rotina coreana, o primeiro passo é uma limpeza à base de óleo, para “quebrar” a maquiagem e as impurezas do rosto espalhando e massageando o produto oleoso em toda a face. Por conta do clima, a pele brasileira. Dica de uso: Solução Micelar, de La Roche-Posay.

As mulheres orientais são muito apegadas à esfoliação, já que elas fazem questão de ter uma pele lisinha e livre de manchas. Esse passo deve ser feito logo após a limpeza. As máscaras faciais também são muito usadas pelas japonesas.

Kim Tae-hee é considerada uma das mulheres mais bonitas da Coreia do Sul, mas ficou conhecida mesmo por papéis em dramas coreanos como “Stairway to Heaven”, “Love Story in Harvard”, “Iris”, “My Princess” e “Yong-pal”.

A velocidade do envelhecimento do tecido cutâneo nada tem a ver com o fato de a pele ser mais ou menos oleosa, por isso a afirmação "pele seca envelhece mais rápido que pele oleosa" não passa de um mito.

“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz.

Especialistas afirmam que a genética é determinante em ao menos 60% do processo de envelhecimento. O restante fica a cargo do estilo de vida de cada um. “A carga genética é muito importante. Tem famílias que aparentam o envelhecimento muito mais cedo que outras.

“As mulheres asiáticas e italianas, em maioria, por questões de vaidade não aceitam a perda de pelos, que está associada ao envelhecimento e recorrem ao implante na região íntima. A queda dos fios na região acontece geralmente depois da menopausa”, explica a tricologista com especialização em implante capilar.

Você é o que você come
Além disso, a dieta japonesa é rica em legumes, verduras, algas, soja e peixes que são ricos em ômega 3, que inibem os processos inflamatórios que são responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Uma das diferenças nas rotinas coreana e brasileira é a limpeza da pele – as asiáticas costumam fazer uma limpeza dupla, ou double cleansing. Normalmente, usam um óleo de limpeza (em geral, mais potente que os demaquilantes bifásicos, por exemplo) para remover bem a maquiagem.

Como envelhecer bem: 7 dicas

  1. Faça exercícios com regularidade. Fazer exercícios físicos sem dúvida é uma das melhores dicas de como envelhecer bem. ...
  2. Alimente-se bem. ...
  3. Use filtro solar. ...
  4. Tenha uma vida social ativa. ...
  5. Ative o cérebro. ...
  6. Tenha boas noites de sono. ...
  7. Visite o médico regularmente.