Qual é a personalidade de uma pessoa ansiosa?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

A preocupação excessiva é um dos sintomas mais comuns. A pessoa acaba se preocupando muito com as coisas do dia a dia, sejam elas grandes ou pequenas. Assim, os pensamentos ansiosos acabam afligindo e tomando conta da pessoa todos os dias da semana, interferindo nas atividades rotineiras e até na sensação de bem-estar.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

As pessoas ansiosas costumam colocar o seu foco de atenção geralmente nos aspectos negativos das coisas e tendem a antecipar o futuro imaginando como algo muito desagradável que poderá acontecer.

O mais importante, para a pessoa ansiosa, é encontrar formas de ajuda que permitam enfrentar as crises. Técnicas de respiração, acupuntura, meditação e terapia online são estratégias nas quais que vale a pena investir.

A necessidade de falar em público, em uma reunião de trabalho ou apresentação na faculdade, por exemplo, é algo desesperador para o ansioso, que não vê a hora de tudo chegar ao fim.

A ansiedade no amor
O ansioso quer resolver tudo e ao mesmo tempo sem plano algum. Às vezes é sensível, outras vezes é agressivo ou desligado. Mil pensamentos surgem e arrastam a pessoa para um furacão de emoções.

O que evitar falar diante de uma pessoa com crise de ansiedade?

  • “Mantenha a calma”
  • “Você está exagerando”
  • “Eu te entendo!”
  • “Você tem que superar”
  • “Eu também sou ansioso

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Não faça suspense. Quem convive com uma pessoa ansiosa deve ser objetiva e eliminar expectativas. Não diga coisas que podem desencadear crises e nem mesmo se atrase ou demore para responder mensagens, pois isso pode aumentar o estado de ansiedade.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

É muito bom ser presenteado e lembrado com carinho. Em um momento de crise o que mais vale é o querer bem, sentir-se querido é aliviador."

Com os altos níveis de adrenalina no organismo, o estado de alerta constante e o corpo tenso e ansioso, é bem comum suar e sentir muito desconforto na região das axilas. O aumento do nervosismo e da preocupação só deixam tudo ainda pior, visto que estimulam a transpiração.