Qual é a pedra que muda de cor?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Fluorita

A cor de um cristal muda de acordo com a forma com que a luz interage com seus elementos. Ou seja, qualquer impureza pode alterar a cor aparente da fluorita (íons de manganês, por exemplo, podem deixá-la laranja).

Para quem não conhece a pedra original, ela se passa como idêntica, mas tem uma temperatura bem menos fria que uma pedra verdadeira, justamente por ser feita de resina. É comum encontrarmos no mercado, atualmente, um cristal chamado Olho de Boi, sendo comercializado como uma excelente pedra de proteção.

A pedra muda de cor a depender da luz.
O Serviço Geológico do Brasil explica que a alexandrita fica verde sob o sol, semelhante a uma esmeralda, mas no escuro ganha tons avermelhados.

hackmanita

Um estudo conduzido na Universidade de Turku, na Finlândia, descobriu o porquê de uma pedra conhecida como hackmanita brilhar no escuro. A descoberta foi publicada no Chemistry of Materials.

Painita

A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

Lista de cristais que não combinam e não devem ficar juntos

  • Cristal de Quartzo e Pedras com propriedades poderosas. ...
  • Cornalina e Ametista. ...
  • Ágata Azul e Jaspe Vermelho. ...
  • Cristal de Quartzo e Quartzo Verde. ...
  • Quartzo Fumê e Olho de Tigre. ...
  • Granada e Pedra Olho de Gato. ...
  • Amazonita e Olho de Tigre.

**ATENÇÃO**• PARA MAIOR DURABILIDADE DO PRODUTO, TENHA OS SEGUINTES CUIDADOS:- Não tomar banho com a peça- Evitar contato com cremes ou outras substâncias abrasivas, como; álcool em gel, perfumes ou cremes.

vendo lote de pedra Ametista no estado bruto,200kg no valor de 1500,00 o kg.

Claridade da pedra
A claridade da gema é uma característica a se observar na hora de descobrir se ela é verdadeira ou não. Isso porque uma ametista verdadeira não deve ter inclusões, ou seja, materiais que podem ser vistos a olho nu, que ficam dentro da pedra. Dessa forma, uma verdadeira ametista deve ser transparente.

A Ametista é considerada a pedra da sabedoria e equilíbrio, ligada à proteção, vitalidade e elevação espiritual. Devido a sua cor violeta, garante a presença de energia protetora capaz de melhorar a captação de energia vital ambiente.

Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.

Coloque um líquido dentro dos objetos e erga-o. Olhe através dele, o vidro é um pouco mais nebuloso do que o cristal, então, o que estiver dentro do item de cristal, poderá ser visto com mais clareza. Por fim, segure-os contra luz. Se nada acontecer, é porque ele é feito de vidro!

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

A alexandrita é conhecida por ter cor verde em luz natural e vermelha em luz artificial. Segundo informações disponíveis no site do Serviço Geológico do Brasil, o preço do quilate da alexandrita pode chegar a US$ 9.000 (pouco mais de R$ 45.000, pelo câmbio atual).