Qual é a Pedra da dama da noite?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Hylocereus undatus: popularmente conhecida como pitaia branca ou flor-da-lua, é uma planta da espécie da pitaia muito encontrada aqui no Brasil, por ser nativa das florestas tropicais.

Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção.

Apesar de ser uma flor noturna, a planta dama da noite, ou Cestrum nocturnum, gosta de receber a luz do sol durante o dia.

Kadupul

A Flor Kadupul figura como a flor mais cara do mundo, apesar de nunca ter sido vendida por valores superiores às outras aqui apresentadas. Isto acontece porque o seu preço é simplesmente incalculável. Esta flor é tão rara e tão frágil que vive apenas algumas horas e depois morre.

Além de exibir toda a sua beleza, essa planta ainda exala um aroma inconfundível durante a noite. Porém, todo esse perfume tem uma causa: ela emite esse cheiro para atrair os insetos polinizadores.

Por que a flor conhecida como dama-da-noite só exala perfume à noite? Porque a mariposa, inseto responsável pela polinização da maioria dos exemplares desse vegetais, sai no final da tarde e à noite em busca de néctar das flores que usa como alimento.

A Pomba Gira Dama da Noite leva esse nome por dois motivos. Primeiro porque seu verdadeiro nome não pode ser dito, é um segredo. O segundo motivo é porque toda vez que ele chega, se espalha um perfume característico de uma flor com esse mesmo nome.

A dama da noite gosta da luz do sol e de ambientes quentes. É a flor perfeita para decorar as sacadas, terraços, varandas e jardins.

Conheça quais são elas.

  • Jasmim da noite (Cestrum nocturnum) Essa espécie de Dama da Noite é conhecida como rainha ou jasmim da noite. ...
  • Flor da lua (Hylocereus undatus) Já ouviu falar da flor da lua ou pitaia branca? ...
  • Rainha da noite (Epiphyllum oxypetalum) ...
  • Cacto sianinha (Selenicereus anthonyanus)

“É uma planta da família dos cactos originária do México que floresce na primavera, quando as flores de fato duram apenas uma noite.

Ricinus communis

A mamona, também conhecida como Ricinus communis, contém uma quantidade altíssima de ricina, veneno que, mesmo em pequenas quantidades, é capaz de matar um ser humano.

O inseto responsável pela polinização dessas plantas é a mariposa – e ela só sai em busca do néctar das flores, do qual se alimenta, no final da tarde e à noite. A função do perfume é justamente atrair esses insetos, para que carreguem o pólen de uma flor para outra, garantindo a reprodução da planta.

BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES DO CHÁ DE FLOR DA NOITE
Pode ser usado ainda para o tratamento dos sintomas mais comuns da menopausa como calor, dores articulares e musculares, formigamentos, depressão, insônia, fadiga, zumbidos, cefaleia e palpitação.

Apesar de ter a comercialização e o transporte proibidos pela portaria nº 936 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a árvore murta, conhecida também como “dama da noite” ou “cafezinho”, continua a ser vendida em viveiros, floriculturas e até ser distribuída gratuitamente pelo horto municipal.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.