Qual e a partícula mais pesada?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

bóson de Higgs

O bóson de Higgs, apesar de ser uma partícula fundamental da natureza, tem massa da ordem de 126 vezes maior que a do próton, sendo, portanto, mais pesada do que a maioria dos elementos químicos naturais.

São partículas que têm as seguintes características: 1o) massa aproximadamente igual a 300 vezes a massa do elétron (daí o nome de mésons pesados, porque são mais pesados que os descobertos por Anderson e Neddermeyer). 2o) um têm carga elétrica , outro têm .

elétron

O elétron é a principal partícula subatômica envolvida nas ligações químicas. A massa eletrônica é muito pequena quando comparada com as outras partículas subatômicas — possui 1/1836 da unidade de massa de um próton. Sua carga elétrica é negativa e sua quantidade em coulombs (C) é de – 1,6 . 10-19.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Hoje sabemos que os elétrons são as partículas de menor massa que compõem o átomo. São necessários 1836 elétrons para chegar à massa de um próton ou de um nêutron, que são as partículas que compõem o núcleo atômico.

Normalmente pensamos que o sólido sempre será o mais pesado, enquanto o líquido e o gasoso serão mais leves. No entanto, não é assim que funciona. O peso está diretamente ligado à massa que, por sua vez, tem ligação com a densidade da matéria.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria.

A partícula “Alfa” possui carga positiva, constituída por 2 prótons e 2 nêutrons. Tal partícula provém da quebra de um núcleo de átomo radioativo, e adquire a carga positiva de + 2. As partículas Alfa são muito reativas e podem ser emitidas por elementos, tais como: Hélio-4 e Radônio-222.

Os átomos são eternos. Além de átomos, também existe o vazio, um espaço entre esses que permite seu movimento, que permite que se agreguem e se separem.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.

Um próton é composto de dois quarks up, um quark down e os glúons que mediam as forças os "unindo". A atribuição de cores de quarks individuais é arbitrária, mas todas as três cores devem estar presentes.

Entretanto, apesar de tudo indicar que os blocos básicos que formam a matéria sejam “partículas”, ainda não foi possível dividir os quarks e os elétrons através dos aceleradores de partículas atuais.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

O quark 'u' tem carga de + 2/3, o quark 'd' tem carga de – 1/3.”. Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up e down, 'u' e 'd', e o elétron. O nêutron é feito de dois quarks do tipo 'd' e um quark do tipo 'u'. O próton é feito de dois quarks 'u' e um 'd'.

A maioria dos astrônomos concorda que a maior coisa no universo é a teia cósmica. É um andaime sem fim de aglomerados de galáxias cercados por matéria escura e se assemelha a uma teia de ar tridimensional.

Por outro lado, a maior partícula fundamental (em termos de massa) que conhecemos é uma partícula chamada quark top, medindo impressionantes 172,5 bilhões de elétron-volts, de acordo com Lincoln.

Nas décadas de 1950 e 1960, os cientistas descobriram a existência de partículas ainda menores e indivisíveis, que foram batizadas de elementares (ou fundamentais), como os quarks, neutrinos e fótons. Elas são tão pequenas que não é possível nem mesmo identificar o seu real tamanho.

Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l.

A densidade da água no estado líquido é 1,0 g/cm3, enquanto a do gelo é 0,92 g/cm3.