Qual é a parte mais importante da orelha?

Perguntado por: lfarias7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

cóclea

As partes mais importantes da anatomia da orelha interna são a cóclea e o nervo auditivo.

Sua função é esconder e proteger o canal auditivo externo. Além disso, a localização do tragus auxilia na audição coletando os sons que vêm de trás. Como esses sons chegam mais tarde do que os sons vindos da frente, o tragus ajuda o cérebro a discriminar entre as fontes de som frontais e traseiras.

Lóbulo Parietal
Ficam atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. É responsável por nossa percepção sensorial; sensação de dor; pressão e temperatura.

cóclea

No ouvido interno estão duas componentes muito importantes para as duas funções do ouvido: a cóclea, que é responsável pela audição, e o aparelho vestibular, que é responsável pelo equilíbrio.

A cartilagem é o tecido espesso que confere forma, entre outros órgãos, ao nariz e ao pavilhão da orelha . Essa cartilagem é recoberta por uma fina camada de tecido conjuntivo , denominado pericôndrio, responsável por nutrir o tecido cartilaginoso.

cóclea

Na orelha interna, encontramos a cóclea e os canais semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido.

A anatomia da orelha inclui três partes básicas: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna. Problemas com qualquer uma das três partes podem criar perda auditiva.

Orelha externa ou externa, que consiste em: Pavilhão da orelha: parte externa da orelha. Canal auditivo externo ou tubo: tubo que conecta a orelha externo para o interior da orelha média. Membrana timpânica: também chamada de tímpano.

Entretanto os riscos de piercings na orelha são infecção na cartilagem podendo até deformar a orelha permanentemente, e aí sim causar perda auditiva.

Helix – É a conhecida perfuração na cartilagem (ou piercing de cartilagem), do topo da parte externa da orelha. Industrial – É uma técnica com dois furos (helix) na borda exterior da cartilagem na parte superior da orelha, geralmente com uma joia em formato de bastão.

Para quem não sabe, piercings transversais são aqueles piercings que atravessam a parte superior da orelha. Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.

No lóbulo (parte mais mole da orelha) os riscos são os mesmos de colocar um brinco. Na região mais dura, o cuidado deve ser maior: uma infecção pode causar necrose – morte do tecido. A cicatrização demora até seis meses.

Frontal. Está localizado diretamente atrás da testa. Fica responsável pelos movimentos voluntários do corpo, a linguagem e o gerenciamento das habilidades cognitivas. Os lobos frontais são considerados o centro de controle comportamental e emocional e responsável pela personalidade.

Orelha média ou cavidade timpânica: é uma cavidade estreita em forma de fenda localizada na parte petrosa do osso temporal. É constituída pela membrana do tímpano e a cadeia de ossículos (martelo, bigorna e estribo).