Qual é a parte fixa do motor?

Perguntado por: lferrari3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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No cabeçote, estão situadas as válvulas, o eixo de comando de válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição. O bloco é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada.

Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2.

Estator. É a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixa à carcaça, com a função de conduzir o fluxo magnético para transformar a energia cinética do induzido. O estator é feito de material ferromagnético laminado (geralmente aço silício).

Campo. O estator ou campo, é a parte estática da máquina. Ela é montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente.

Mancal é um elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos). Normalmente são fabricados de ferro fundido ou aço, e bipartidos (base e tampa). Os principais tipos de mancais são: rotativo ou de rolamento e de deslizamento ou de bucha.

Tudo porque cárter é o nome que se dá à peça que ocupa a parte inferior do motor, normalmente tapando o bloco e formando uma espécie de reservatório onde fica retido o óleo lubrificante.

A biela do motor é uma peça pequena que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. Ela difunde a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas ou mais conhecida como virabrequim.

Primeiramente, é preciso saber que o motor se divide em dois conjuntos. O superior é o cabeçote, que geralmente é feito de alumínio. Ali estão as válvulas, as velas e diversos outros componentes. O inferior é o bloco, que concentra os cilindros, o virabrequim e demais peças.

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.

O motor é dividido em três partes: a superior é chamada de cabeçote e contém as válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição; a intermediária é o bloco que reúne os cilindros; e a inferior é o cárter, que funciona como um reservatório de óleo.

Dentro do cabeçote ficam as válvulas de escape e admissão. O acionamento das válvulas é feito pelo comando, um eixo com elevações que fazem o movimento sincronizado das válvulas. O movimento do virabrequim é transmitido pelo eixo de comando de válvulas por meio de engrenagens e correias – normalmente a correia dentada.

A principal função do cabeçote do motor é atuar como um tampão, completando a câmara de combustão junto aos cilindros, vedando esse sistema para que a queima do combustível produza energia contida, que será direcionada para movimentar os pistões.

Os componentes fundamentais de um cabeçote são: Corpo; Guias de válvulas; Sedes de válvulas.

Carcaça. A carcaça é a estrutura que prende o estator e os mancais. Uma coisa bem interessante, e que pouca gente sabe é que a grande maioria dos motores trifásicos tem aletas laterais que se parecem com aquelas que tem nos transformadores, essas aletas são usadas para dissipar o calor que é gerado no interior do motor ...