Qual é a parte do olho que forma a imagem?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

córnea

Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz.

Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe.

Na retina, além da formação de imagens, também ocorre a percepção das cores.

Uma finíssima camada de tecido sensível à luz, localizada no fundo do olho, a Retina é formada por milhões de células fotorreceptoras, que captam, registram, decodificam ondas luminosas e, por meio do nervo ótico, as enviam ao cérebro, onde se forma a visão.

Percepção da luz é responsável pela formação de imagens e pela regulação do ciclo circadiano. As células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.

Quando dois ou mais raios de luz refletidos cruzam-se, ocorre a formação de imagens. No caso dos espelhos planos, os raios de luz refletidos não se cruzam, em vez disso, são os seus prolongamentos que se cruzam para formar imagens.

De forma simples, o papel da retina na formação da imagem é captar a luz que entra no olho, transformá-la em sinais elétricos e processá-la para formar uma imagem nítida e clara que é enviada ao cérebro para ser interpretada.

O disco óptico, a primeira parte do nervo óptico, está localizado na parte posterior do olho. Os fotorreceptores da retina convertem a imagem em impulsos elétricos, os quais são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico.

a) O que é a córnea? A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular, ou seja, na frente do olho. Trata-se de um tecido fino, delicado e transparente que nos permite ou não enxergar com nitidez.

Em pacientes com esse distúrbio, a imagem se forma nos olhos depois da retina e não sobre, fazendo com que o cérebro tenha mais dificuldade em processar corretamente a imagem. Desta forma, quanto mais próximo o objeto, mais difícil de focalizá-lo.

O astigmatismo é um erro ocular refrativo, ou seja, um problema que se caracteriza pela focalização inadequada da luz na retina (região do olho onde a imagem é formada).

É uma espécie de 'lente' transparente e flexível que está localizada atrás da pupila, dentro de uma cápsula. Tem a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual, realizado com o auxílio do corpo ciliar.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

A lente de nosso olho, chamada de cristalino, é convergente. As imagens que essa lente forma sobre a retina são invertidas em relação aos objetos vistos.

A íris, por sua vez, é a parte colorida do olho e trata-se de um tecido muscular que apresenta uma abertura central, chamada de pupila. As fibras musculares presentes na íris são responsáveis por contrair e dilatar a pupila, controlando a entrada de luz no olho.

É dentro da retina que as imagens são formadas, nela, existe uma camada de células bem pequenas e sensíveis à luz – os fotorreceptores. Eles são de dois tipos: bastonetes, que funcionam em lugares mais escuros, e os cones, que se adaptam à luz e são responsáveis pelas cores que enxergamos.

A formação da imagem se dá em duas etapas distintas: a exposição do filme aos raios X que forma uma imagem latente, e a revelação que converte essa imagem latente em imagem visível.