Qual é a parte do corpo que mais pesa?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A pele é o órgão mais pesado do corpo: a de um adulto pesa entre 4 e 9 Kg!

Com tudo o que já explicamos, o normal seria pensar que o cérebro é o órgão mais pesado do corpo, já que é um dos maiores. Mas esta não é a verdade, o órgão mais pesado do nosso corpo é a pele, que nos cobre dos pés à cabeça, sendo também o órgão mais extenso.

6 kg

A cabeça pesa em média 6 kg e, quanto maior a inclinação para frente, maior o peso sobre as vértebras da coluna.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

É o isso lacrimal. Localiza-se na parte medial da órbita. É o menor e mais frágil isso da face.

Localizado na coxa, o fêmur é o osso mais extenso e pesado do corpo humano. Ele articula-se com o osso do quadril (osso ilíaco), com a tíbia, e com a patela.

Fêmur

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho. Tíbia: conhecida como osso da canela.

4 kg

A pele é o maior órgão do corpo humano
Mede quase 2 m2 e pesa aproximadamente 4 kg.

Quando estamos com o pescoço reto, numa posição confortável e relaxada, nossa cabeça exerce no início da coluna um peso de aproximadamente 6 quilos. Basta apenas inclinarmos para baixo que o valor é impressionantemente multiplicado por cinco. Logo, é aplicada em nossa nuca cerca de 30 quilos.

COMPARTILHAR. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

Um pedaço de osso humano do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar até 9 toneladas de carga.

A média dos smartphones disponíveis no mercado gira em torno de 180 gramas contra 125 gramas do novo modelo. A diferença é de 30%. Para se ter uma ideia, o Galaxy S21 (Samsung), por exemplo, pesa 171 gramas e tem 7,9 mm de espessura. Já o Xiaomi Mi 10 (Xiaomi) tem 208 gramas e 8,96 mm de espessura.

Além de dores no pescoço, a posição curvada pode causar dores de cabeça e até hérnia de disco. Para evitar danos futuros na coluna cervical, o ideal é que o aparelho seja elevado até que o centro da tela fique na altura dos olhos. O correto é direcionar a visão e não o pescoço até o celular.

cérebro

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
...

Os ossos desaparecem, completamente, depois de dois anos. Caso o cadáver seja enterrado, sua decomposição será mais lenta. Caso o corpo seja enterrado entre 60 cm e 1 m de profundidade, levará de 9 a 12 meses para se decompor. Os ossos sumirão depois de quatro anos.

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita.
...

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior.