Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Quando questionados onde dói, os pacientes com fibromialgia respondem: dói tudo. São dores constantes, que pioram ao toque e surgem em vários pontos do corpo, tais como nuca, ombros, lombar, quadris, tornozelos, cotovelos e joelhos.

Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar. Distúrbios do sono.

O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade. Este tipo de medicação também pode ter sucesso na redução da ATM e de outras dores associadas à fibromialgia.

Sintomas de fibromialgia
Os sintomas são muito variáveis, em aparecimento e intensidade, entretanto alguns critérios de diagnóstico podem auxiliar na suspeição clínica: Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo; Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);

O diagnóstico da fibromialgia é apenas clínico (avaliação das queixas e histórico do paciente), pois não existe nenhum exame capaz de detectar a doença reumatológica.

Por que dói? (
É comum que o paciente com fibromialgia reclame constantemente de dor. Essa dor contínua se deve a estimulação repetida do nervo que faz com que o cérebro entenda aquilo como uma doença, consequentemente, ocorre um aumento anormal dos níveis de substâncias químicas que sinalizam dor (neurotransmissores).

Em alguns casos, o médico pode recomendar uso de remédios para aliviar a dor e facilitar o sono. Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo.

Quais são os sintomas da fibromialgia? Há chance de rigidez no corpo e dor, que começam com frequência gradual, difusamente e com qualidade dolorosa. A dor é disseminada e pode piorar com fadiga, esforço muscular ou uso excessivo. Os pacientes geralmente têm vários sintomas somáticos.

Quando se fala em posição para dormir é importante entender que a postura correta é sempre em decúbito lateral (de lado), já que deitar de barriga para cima ou para baixo são consideradas posturas prejudiciais.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

O cansaço frequente, a sonolência, geralmente acompanham o sono não reparador, bem como alterações intestinais e a sensação de formigamento nas mãos e nos pés. Dores de cabeça, tonturas, alteração da atenção, concentração e perda de memória se incluem no sintomas.

O portador de fibromialgia (dor crônica que se manifesta principalmente nos tendões e nas articulações) poderá ter a jornada de trabalho reduzida em quatro horas, condicionada à comprovação da prática de atividade física.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Alguns sintomas comuns de cefaleia associada a fibromialgia, incluem: Dor pulsante, aguda ou dolorida. Dor em apenas um lado do rosto, estendendo-se até o olho. Dor de cabeça que se irradia para os músculos do pescoço e ombros.

A fibromialgia é uma síndrome clínica cujo principal sintoma é dor no corpo todo, por pelo menos três meses. Sua intensidade muda entre cada paciente, podendo ser de leve a intensa. O tipo de dor também não é uniforme, podendo por exemplo ser em pontadas, facadas ou queimação.

Atualmente, as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica têm direito a receber atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, inclusive fisioterapia e atividade física.

Chá de carqueja
Essa planta, que é fácil de ser encontrada e geralmente cresce em acostamentos de estradas, também possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar quem tem dor nos músculos.

Algumas pessoas com fibromialgia são capazes de trabalhar normalmente, mas outras podem ter dificuldades significativas. A dor generalizada e a fadiga podem tornar difícil a realização de tarefas físicas e mentais, além de limitar a capacidade de trabalhar durante períodos prolongados.

O principal sintoma da fibromialgia é uma dor difusa, podendo envolver músculos, ligamentos e tendões. Muitas vezes, o paciente refere sensação de articulações inchadas, o que na verdade é apenas uma sensação, já que o edema não é comprovado ao exame físico. Não há sinais clínicos de artrite nas articulações doloridas.

As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.