Qual é a parte do corpo mais limpa?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

De uma maneira geral, o corpo tem uma taxa mínima de bactérias habitando locais onde há líquidos. Sendo assim, as partes mais limpas do corpo humano são os canais por onde passam as lágrimas e a urina. As bactérias também não existem na bexiga e nas partes inferiores dos pulmões.

Provavelmente você já deve ter se perguntado: Qual o local mais sujo do nosso corpo? Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca.

Importante: não se esqueça de que devemos lavar as partes que ficam escondidinhas no nosso corpo, além de:

  • lavar o pescoço;
  • a nuca;
  • atrás das orelhas;
  • esfregar bem os joelhos, cotovelos e os pés.

De uma maneira geral, o corpo tem uma taxa mínima de bactérias habitando locais onde há líquidos. Sendo assim, as partes mais limpas do corpo humano são os canais por onde passam as lágrimas e a urina. As bactérias também não existem na bexiga e nas partes inferiores dos pulmões.

Curiosamente, a urina humana é um líquido muito limpo, muito mais limpo do que a pele e a saliva, por exemplo. A urina apresenta uma mínima presença de bactérias em sua composição. Já a parte mais suja do corpo é uma velha conhecida de todos nós.

intestino

A parte do nosso corpo mais colonizada é de longe o intestino, com 70% do total de bactérias, segundo o pesquisador. "Um dos motivos é que o intestino possui uma quantidade grande de nutrientes para as bactérias.

A cozinha, definitivamente, é o lugar com mais bactérias e germes na sua casa. Por isso é que intoxicações alimentares sem motivos aparentes podem surgir de vez em quando. A pia é um dos maiores reservatórios para bactérias desagradáveis.

Utilizar um saboneteantibacteriano pode ajudar na limpeza mais profunda do corpo. Ele ajuda a limpar as células mortas da pele, bactérias, oleosidade e suor. Lavar o cabelo pelo menos duas vezes por semana ajuda a remover resíduos de oleosidade e poluição.

Barba é um dos lugares mais sujos do corpo; aprenda a cuidar da região.

Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo. O tipo mais perigoso é o “estreptococos”. Eles se sentem mais felizes sobre os resíduos que aderem à superfície dos dentes e vivem principalmente de açúcar.

As primeiras a avançarem na carne são as da flora intestinal e da mucosa respiratória, que já vivem no organismo. Para continuarem vivas, essas bactérias invadem os tecidos e os devoram. Depois disso, as bactérias do ambiente deixam o cadáver irreconhecível.

A cutícula é a camada de pele translúcida que é derramada da parte inferior da dobra ungueal proximal à medida que a unha cresce. Esta pele emerge por baixo do eponíquio ligado à placa ungueal. Como esse tecido está morto, a maior parte dele pode ser cortada ou removida com segurança – e, na verdade, você deveria!

Em 1972, Thomas D. Luckey publicou um artigo na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, no qual escreveu que um homem adulto carrega cerca de 100 trilhões de bactérias no sistema digestivo, além de mais um trilhão sobre a pele.

O ideal é usar sabonetes neutros.
Evite os que têm fórmulas com perfume, isso pode causar alergias. O mesmo vale para desodorantes íntimos e absorventes perfumados. Outra dica para a higiene íntima durante o banho é afastar delicadamente os lábios vaginais para limpar os sulcos entre eles.

Os 6 principais hábitos de higiene que você precisa ter para se cuidar em casa

  • Tomar um bom banho. ...
  • Escovar os dentes após todas as refeições. ...
  • Cuidar das mãos e unhas. ...
  • Manter roupas e calçados limpos. ...
  • Descartar o lixo em locais adequados. ...
  • Visitar o dentista periodicamente.

Durante o banho, sugere-se evitar também o uso excessivo de produtos de limpeza. Quando aplicados, devem ser usados predominantemente nas mãos, pés e regiões de dobras (axilas, mãos, pés, pescoço, entre glúteos, perianal e genitais). Também não se recomenda esfregar demais a pele com buchas ou esponjas.