Qual é a parte do cérebro responsável pela memória?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Hipocampo

O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado.

Córtex: essa é a parte externa, conhecida popularmente por massa cinzenta. Essa região é responsável pela competência de pensar e interpretar o que é enviado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).

Estresse e ansiedade
Esses são os principais fatores que ocasionam a perda de memória, principalmente em pessoas mais jovens. Situações de estresse levam à ativação de muitos neurônios e regiões do cérebro, o que pode sobrecarregá-lo e dificultar sua atividade mesmo ao realizar tarefas simples, como se lembrar de algo.

Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  2. Mantenha sua saúde em dia.
  3. Enriqueça seu cardápio.
  4. Tenha boa qualidade de sono.
  5. Pratique atividades físicas.
  6. Exercite seu cérebro.
  7. Descanse.

O estresse crônico, que se estende por longos períodos de tempo, pode prejudicar o trabalho dos neurônios no hipocampo.

O hipocampo pode tornar-se igualmente danificado com a privação ou a hipóxia do oxigênio, a infecção ou a inflamação ou em conseqüência da epilepsia de lóbulo temporal. Os Indivíduos com dano hipocampal desenvolvem a amnésia e podem ser incapazes de formar memórias novas da época ou do lugar de um evento, por exemplo.

O estresse é um dos piores inimigos do cérebro. Ao longo do tempo, ele destrói as células cerebrais e danifica o hipocampo, que é a região do cérebro envolvida na formação de novas memórias e na recuperação de antigas.

O hipocampo é uma pequena estrutura que gerencia as memórias. Mas as memórias em si ficam armazenadas em diferentes áreas do cérebro, incluindo o córtex (camada externa) e regiões mais profundas (subcórtex), dependendo do tipo de lembrança.

O encéfalo é divido em: cérebro, tronco encefálico e cerebelo.

A memorização, por outro lado, é a habilidade de absorver uma informação de forma aprofundada com base em níveis elevados de atenção e concentração no momento de estudo. Por isso, para memorizar um conteúdo corretamente, é necessário dedicar seu tempo e força de vontade a compreendê-lo de verdade.

vitamina B12

Sem a vitamina B12, a substância responsável por retardar o desgaste do sistema nervoso deixa de ser produzida, levando a problemas nas funções cerebrais. Consumir essa vitamina de forma correta diminui os riscos de problemas de memória e seus agravantes, além de melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos.

Sintomas frequentes desta condição: Não escutar quando lhe dirigem a palavra. Ser facilmente distraído por estímulos externos. Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.

O médico capaz de auxiliar pacientes com problemas de memória é o neurologista cognitivo. Ele atua com a memória, o comportamento, a percepção do ambiente e adequação social.

Veja aqui quais são os 4 tipos principais de memória, a função de cada uma delas e como melhorá-las. A memória é a capacidade de armazenar e recuperar informações quando as pessoas precisam. Os quatro tipos gerais de memórias são memória sensorial, memória de curto prazo, memória de trabalho e memória de longo prazo.

O hipocampo é uma estrutura bilateral, localizada nos lobos temporais, pertencente ao sistema límbico, sendo considerado a principal sede da memória.