Qual é a parte do cérebro responsável pela inteligência?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

Tronco Encefálico
Este é responsável pelas funções involuntárias de: Respiração, Ritmo dos batimentos cardíacos e Pressão Arterial. É responsável pelas funções de: Aprendizado e Memória.

O CÉREBRO LÓGICO
Para a maioria das pessoas, o pensamento racional é atribuído ao lado esquerdo do cérebro. Ações detalhadas, precisas e minuciosas partem desse hemisfério, inclusive a habilidade da fala - um processo infinitamente complexo.

O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas. QI (Quociente de Inteligência) é uma medida, um número que expressa a capacidade intelectual de um indivíduo com base em critérios de referência e comparações, estabelecendo uma relação entre sua idade mental e cronológica.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

O resultado mostra que a vida nem sempre é fácil para quem é muito inteligente. Do ponto de vista psicológico, eles têm 285% mais chances de desordens de humor; 242% mais chances de crise de ansiedade; 239% de déficit de atenção; 530% mais chances de doenças dentro do espectro de autismo.

5 hábitos que promovem a criação de neurônios

  1. Exercício aeróbico. Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. ...
  2. Alimentação. ...
  3. Sexo. ...
  4. Estresse e ansiedade sob controle. ...
  5. Mente sempre ativa.

O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos
Afinal, o cérebro aprende a partir da combinação de diversos estímulos. O lado esquerdo é responsável pelo perfil acadêmico: do raciocínio lógico, fala, matemática. É o lado responsável por ler, ouvir, falar, observar.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  1. Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  2. Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  3. Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  4. Crie um plano de estudos. ...
  5. Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

Pratique atividades físicas
Além disso, exercícios físicos podem aumentar o hipocampo, áreas que realizam o armazenamento e processamento das memórias. Atividades como correr, nadar e andar de bicicleta parecem apresentar mais benefícios.

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.

Os lobos frontais são anteriores ao sulco central. Eles são essenciais para planejamento e execução de comportamentos aprendidos e intencionais; também constituem o local de muitas funções inibitórias.

  • Inteligência espacial. A inteligência espacial está vinculada com a habilidade de perceber semelhanças em formas espaciais e relacioná-las. ...
  • Inteligência físico-cinestésica. ...
  • Inteligência interpessoal. ...
  • Inteligência intrapessoal. ...
  • Inteligência linguística. ...
  • Inteligência lógico-matemática. ...
  • Inteligência musical.

A genética desempenha um grande papel em tornar alguém mais predisposto ou não a ser inteligente, mas os fatores ambientais também não podem ser descartados. Mesmo que alguém nasça com uma chance maior de ser inteligente, sua educação, saúde e nutrição afetarão o desenvolvimento cognitivo geral do indivíduo.

Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.

Nem tudo é tão incrível nem tão simples para uma pessoa ou uma criança com altas capacidades intelectuais. Ninguém lhes explicou como usar esse cérebro tão sofisticado, tão ávido por informação e produtivo em ideias. Na verdade, a realidade se complica muito mais para as pessoas com Q.I. maior que 180 pontos.

Um gênio ou génio é uma pessoa com grande capacidade mental.