Qual é a parte de trás do braço?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 16 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Ele é o maior músculo do braço e o único ocupante do compartimento posterior do braço, sendo claramente visível na parte de trás do braço, especialmente em atletas bem treinados. Como o próprio nome sugere, o tríceps é composto por três cabeças: longa, lateral e medial.

O bíceps é um músculo formado por duas divisões principais: cabeça curta e cabeça longa. São tendões que começam na região dos ombros e se estendem formando a grande região do bíceps. Logo, para deixar o seu músculo maior e mais definido é preciso trabalhar com exercícios focados e que favoreçam essas duas regiões.

Ele consistem em quatro segmentos principais, que são subdivididos em regiões para descrição mais precisa:

  • Ombro.
  • Braço.
  • Antebraço.
  • Mão.

De forma popular, chamamos de braço todo o membro superior entre o ombro e a mão. Na anatomia, chame-se braço o membro entre o ombro e o cotovelo e de antebraço a parte entre o cotovelo e a mão.

O bíceps é o musculo que fica na parte frontal dos braços. Aquela "bolinha" que aparece quando fazemos a famosa pose do "muque". No entanto, ele não é nem de perto a maior musculatura dos braços. Esse papel é ocupado pelo tríceps, que fica na região posterior do corpo e é responsável por dar mais volume aos braços.

O músculo bíceps braquial se encontra superficialmente aos músculos braquial e coracobraquial e, essencialmente, forma a face anterior do braço.

grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

O tríceps braquial é o músculo da parte posterior do braço e tem aquele nome por possuir três “cabeças”; é responsável pelo movimento longitudinal do cotovelo.

O tríceps é o maior músculo do braço e pertence a um grupo chamado de extensores: sempre que o cotovelo é dobrado ou o braço é estendido, o “tchauzinho” está envolvido.

O antebraço é uma região dos membros superiores que se estende do cotovelo ao punho e consiste nas porções antebraquiais anterior e posterior, compostas pelo rádio e ulna.

Significado de Superior
adjetivo Num lugar mais acima; mais alto: degrau superior.

Os Membros Superiores
o braço, segmento mais longo que vai da articulação do ombro até o cotovelo; o antebraço, que vai do cotovelo ao punho; e a mão, que consiste no punho, palma, dorso da mão e dedos.

Dos 4 principais músculos do braço, 3 deles são flexores (bíceps braquial, braquial e coracobraquial) e estão no compartimento anterior. O extensor (tríceps braquial) está posterior, juntamente com o músculo ancôneo (auxiliar do tríceps braquial).

O músculo tríceps está localizado na região posterior (atrás) do braço e é responsável pela extensão (esticar) do cotovelo. É formado por três cabeças ou porções e se insere no olécrano. O olécrano é uma proeminência óssea da ulna na região do cotovelo.

(atrás) do braço e é responsável pela extensão (esti. se insere no olécrano.

O músculo tríceps (tricípite) sural é um músculo de três cabeças localizado na região dorsal da perna. Suas cabeças e corpo determinam a superfície anatômica da panturrilha. Sua inserção, o tendão de Aquiles, é facilmente visível e palpável no calcanhar.

Extensão de tríceps deitado
Segurar um peso em cada mão, esticar os braços para cima apontados para o teto. Em seguida, dobrar os cotovelos para trás até que as mãos com os pesos estejam próximas aos ombros. Voltar à posição inicial. Repetir esse movimento por 10 a 12 vezes fazendo de 2 a 3 séries.

Recebe esse nome pois é formado por três elevações chamadas de cabeça. O tríceps é um músculo extensor da articulação do cotovelo e um antagonista dos músculos bíceps e braquial .

De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.

Bursite, tendinite e rompimentos
As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).