Qual é a parte da planta do feijão?

Perguntado por: lvieira6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O feijoeiro possui dois tipos de folhas: simples e compostas. As únicas folhas simples são as primárias, já presentes no embrião. As demais folhas são trifolioladas. A flor do feijoeiro é formada pelo cálice e pela corola.

As primeiras folhas simples (primárias) iniciam seu desenvolvimento. Essa fase inicia quando ocorre a abertura e o crescimento das folhas primárias, as quais, totalmente expandidas, ficam na posição horizontal. Termina quando a primeira folha trifoliolada se abre.

Uma das características mais marcantes da plantação do feijão é a ocorrência do fruto do tipo legume, também chamado de vagem. Para receber o cultivo dessa cultura, o solo precisa estar preparado, sendo o mais indicado recorrer a operações como a calagem e a adubação.

No androceu, encontramos o grão de pólen, que é onde estão as células reprodutivas masculinas dos vegetais. Já no gineceu está o ovário, que armazena os óvulos, e esses possuem as células reprodutivas femininas. Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu, alcançando o óvulo, acontece a fecundação.

Comece forrando a base do pote com algodão úmido e coloque alguns grãos de feijão por cima. Deixe em local iluminado, mas sem luz direta do sol, e espere de dois a três dias, sempre colocando água aos poucos. O grão vai começar a ficar enrugado e, em seguida, vai germinar.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano, a raiz é a base das plantas, o seu trabalho é puxar da terra a água e a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água.

raiz

Tecnologias Agrícolas. A cenoura é uma importante olerícola, muito apreciada na culinária brasileira, estando classificada entre as dez espécies mais cultivadas de hortaliças. A parte comercial da planta é a raiz.

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.

No feijão, podemos observar a presença de um embrião alongado ligado a dois cotilédones bem desenvolvidos. A região acima do ponto de inserção dos cotilédones é chamada de epicótilo. A primeira gema que se desenvolve nesse sistema caulinar embrionário, por sua vez, recebe o nome de plúmula.

A produção de feijão no País
Toda essa produção é dividida, basicamente, em três safras ao longo do ano. 1ª – safra de verão ou “das águas”, semeada entre outubro e novembro; 2ª – safra outonal ou “da seca”, que é plantada entre fevereiro e março; 3ª – safra de inverno entre abril e junho.

O caule (haste) é herbáceo, constituído por um eixo principal, formado por uma sucessão de nós e entrenós. O primeiro nó corresponde à inserção dos cotilédones, o segundo corresponde à inserção das folhas primárias (simples), o terceiro, da primeira folha trifoliolada (Figura 5.2), e assim por diante.

As sementes estão em um período de “dormência” e, quando encontram as condições favoráveis (disponibilidade de luz e água), começam a brotar. O feijão começa a germinar, pois encontra essas condições: água, luz e ambiente adequado.

O solo mais indicado para o cultivo de feijão é aquele bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil. A faixa de pH ideal fica entre 5,5 e 6,5. Para que o cultivo seja bem-sucedido é necessário irrigar mantendo o solo sempre úmido, porém, sem que ele fique encharcado.

Os frutos envolvem as sementes enquanto estão em processo de maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem tornando-se aptos para serem ingeridos ou se abrindo para liberar as sementes no solo.

RAIZ

RAIZ: nas plantas terrestres, a raiz é responsável por fixá-las ao solo. Ela também retira do solo a água, os sais minerais e outras substâncias necessárias para o desenvolvimento da planta.