Qual é a parte comestível do cogumelo?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

A parte comestível corresponde ao corpo de frutificação, um agrupamento de hifas com função de reprodução.

Os basidiomicetos são representados pelos cogumelos, orelhas de pau entre outros e são todos multicelulares. O corpo de frutificação é denominado BASIDIOCARPO, geralmente em forma de chapéu, sendo o local da produção de esporos.

Os cogumelos têm propriedades que melhoram a saúde através de compostos bioativos e nutrientes encontrados na sua composição. Ação antioxidante, antimicrobiana e melhora do sistema imunológico são alguns dos benefícios dos cogumelos. Ainda, as diferentes espécies do fungo entregam diferentes efeitos no organismo.

Psilocybe Cubensis

Cogumelos alucinógenos mais comuns
Como mencionamos no tópico anterior, existem três espécies de cogumelos alucinógenos que são mais comuns e encontrados no Brasil: Psilocybe Cubensis; Pluteus e Paneoulus.

O chapéu é a parte superior do cogumelo, que encerra a parte fértil do cogumelo, ou seja, a estrutura onde se produzem os esporos e que se denomina himénio. Esta estrutura está, normalmente, voltada para baixo, para facilitar a libertação e dispersão dos esporos, quando estão maduros.

O champignon também é chamado de cogumelo Paris e é um dos tipos de cogumelos mais populares ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ele é um cogumelo do tipo Agaricus. Ele pode ser incluído nos mais diversos pratos.

Benefícios do cogumelo para a saúde

  • Mantém a pele jovem. Os cogumelos contêm uma concentração superelevada de dois antioxidantes, ergotioneína e glutationa. ...
  • Protege o cérebro. ...
  • Auxilia na saúde do coração. ...
  • Ajuda a fortalecer os ossos. ...
  • Melhora os níveis de energia. ...
  • Aumenta a imunidade. ...
  • Reduz o risco de câncer.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

As hifas promovem a fixação do fungo no solo e nos estágios reprodutivos podem brotar do solo formando uma estrutura de frutificação que são popularmente conhecidas como cogumelos (presentes apenas nos basidiomicetos), que também apresentam estruturas específicas.

A hifa é a unidade estrutural dos fungos e seu conjunto é denominado de micélio, que, por sua vez, é responsável pelo desenvolvimento do fungo e pela absorção de nutrientes. Os fungos podem ser classificados em diferentes filos.

Cogumelo shimeji

Cogumelo shimeji
Aliás, ele é considerado por muitos a variedade mais saborosos, seja o shimeji branco ou shimeji preto. Fornece nutrientes como o fósforo, magnésio e potássio, além de ser uma ótima fonte de proteínas vegetais.

Existem cogumelos comestíveis, como Agaricus bisporus (champignon-de-Paris) e cogumelos venenosos, como Amanita muscaria (amanita), Amanita pantherina (amanita-pantera), Ramaria toxica (ramaria), Psilocybe cubensis (cogumelo mágico) e Chlorophyllum molybdites (cogumelo de esporos verdes) entre outros.

Preste atenção em cogumelos com um anel no pé.
Dê uma olhada na parte de baixo do chapéu e veja se o cogumelo tem um anel soltinho, parecido com um mini chapéu, ao redor do pé. Caso tenha, deixe o cogumelo para lá. Essa característica é típica de espécies venenosas.

R$ 12,50 por grama.

O tratamento geralmente envolve inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que aumentam os níveis de serotonina disponíveis para as células cerebrais. No entanto, pode levar semanas para que a melhora ocorra, dizem os especialistas, se as drogas funcionarem.