Qual é a palavra que não tem vogal?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Na língua Portuguesa não existe palavras sem vogais, pois há uma regra ortográfica que estipula que toda sílaba deve conter uma vogal para existir, e como toda palavra é formada por sílabas, se torna inexistente palavras sem vogais. Ou seja, não existe palavras sem vogais na língua portuguesa.

As palavras pentavogalicas ou também chamadas panvocálicas ou pipistrelos, são palavras que contêm as cinco vogais (a, e, i, o, u), ainda que nenhum destes três nomes estão reconhecidos atualmente, são amplamente conhecidas como palavras curiosas, especialmente as palavras "Aurélio" e "sequoia".

Esses sons são vogais. Representadas pelas letras A, E, I, O e U, elas são essenciais e indispensáveis para a formação de uma sílaba e podem ser classificadas por sua articulação, timbre e intensidade.

Exemplo de palavra com 4 consoantes e 4 vogais: Tabajara
O alfabeto oficial da língua portuguesa é composto por vinte e seis letras, que se encontram divididas em vogais e consoantes.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.

Quando temos três vogais juntas na mesma sílaba é chamado de "tritongo". O tritongo é um tipo de encontro vocálico, isto é, se trata da união de vogais. De modo geral, o tritongo só pode ser assim chamado se as vogais tiverem sua pronúncia na mesma sílaba.

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y] e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.

As vogais são: a, e, i, o, u. Elas são classificadas de acordo com alguns critérios como a função das cavidades bucal e nasal, a zona de articulação, o timbre e a intensidade.

7. Peça que fiquem atentos a explicação abaixo: Na palavra ouro o “o” da sílaba tônica (ou) tem som de “o”, enquanto que o “o” da sílaba átona (ro) tem som de “u”. O mesmo acontece com as palavras cachorro, povo, touro e etc.

Perceba que a notação fonética é muito diferente da escrita real que essas palavras ganham na língua portuguesa porque o alfabeto fonético simplifica sons e não se preocupa exatamente com convenções gramaticais. Exatamente por isso, no final de todas as palavras, a vogal E tem som de I.

Boneca: bo – ne – ca. Caderno: ca – der - no.

Encontros Vocálicos

DitongoTritongo
Encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba.Encontro semivogal, vogal e semivogal (sempre nessa ordem) na mesma sílaba.
papai (pa-pai) oi (a palavra "oi" não se separa) sabão (sa-bão)iguais (i-guais) saguão (sa-guão) uruguaio (u-ru-guai-o).

Vogais e consoantes
Há 5 vogais: a, e, i, o, u. Lembrando que o y representa o som /i/, enquanto o w pode representar o som /u/.

Então, respire fundo, segure o fôlego e tente dizer, sem errar, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

Sabia? Piauiense e tuiuiú são as palavras que reúnem o maior número de vogais em sequência da língua portuguesa.

Palavras polissílabas são palavras que têm quatro ou mais sílabas. São também chamadas de polissílabos ou palavras polissilábicas.

Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.

Pangrama, ou pantograma, (do grego, pan ou pantós = todos, + grama = letra) é uma frase em que são usadas todas as letras do alfabeto de determinada língua.

Consoantes são fonemas que resultam da passagem do ar que sai dos pulmões pela boca/nariz, encontrando obstáculos para serem pronunciados. Consoantes são fonemas (sons) que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador.