Qual é a palavra derivada de chuva?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

É possível notar que todas as palavras destacadas possuem o mesmo radical (chuv-), não é mesmo? No entanto, algumas possuem sufixos diferentes (chuvisco, chuvarada).

Nesse sentido, são consideradas palavras derivadas aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da junção de prefixos e/ou sufixos ao radical das palavras primitivas.

Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra. Riachão – riacho um pouco maior. Regato – pequeno ribeiro.

Substantivos primitivos são aqueles que originam outros substantivos, que, por sua vez, são chamados de substantivos derivados. Substantivos primitivos são aqueles que dão origem a outros substantivos. Assim, existem substantivos que são derivados dos primitivos.

Chuva é substantivo primitivo Chuvisco ou chuvarada São substantivos derivados.

substantivo feminino Precipitação da água atmosférica sob a forma de gotas; essa água.

Palavras da família de solsol, solar, solzinho, solzito, solinho, solito, solzeco, soleira ou soalheira, sol-pôr, pôr-do-sol, sol-posto, ensoalhado, ensoalheiras, ensolar, ensolarar, ensolarar-se, assoalhar, ensoalhar-se, solstício, subsolar.

Substantivo derivado de "flor": floricultura, floral, florista.

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

Além da piscina, é bom lembrarmos outras palavras derivadas de peixe: pisciano (quem nasce sob signo de Peixes); piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes); pisciforme (que tem forma de peixe); piscoso (lugar em que há muito peixe).

Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria.

Gostinho

Gostinho é uma palavra derivada de gosto.

1. Proceder, vir, provir. 2. Desviar-se (do seu leito).

— filho: afilhado, perfilhar.

Marinho, marítimo...

Neste sentido, os exemplos que a consulente apresenta – maré, marinheiro e marisco – são parte da família de palavras de mar e, ao mesmo tempo, do seu campo lexical. No campo lexical de mar constam também palavras como onda, costa, litoral ou corrente (marítima).