Qual e a origem dos símbolos matemáticos?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os símbolos matemáticos surgiram das necessidades do dia-a-dia. Por exemplo, no Egito eles começaram a desenvolver a Matemática através da cheia do Rio Nilo. Na Mesopotâmia foi a partir das observações da escrita e do urbanismo.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Os símbolos na matemática são como uma linguagem, criados à medida que essa área do conhecimento desenvolvia-se. Confira a seguir uma lista com os nomes dos símbolos utilizados na Matemática, com seus respectivos significados e aplicações.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

John Wallis

Historicamente, foi o sacerdote e matemático inglês John Wallis (1616-1703) quem usou o símbolo do infinito pela primeira vez na matemática, em 1655.

Os símbolos de adição +, e subtração -, aparecem pela primeira vez na história em 1498, registrados no livro Aritmética Comercial, do alemão Johannes Widmann. Muito embora eram usados para representar excessos e déficits de mercadorias.

Etimologicamente, a palavra "símbolo" vem do grego sum + ballo, que significa "colocar junto", associar uma coisa com a outra.

História da raiz quadrada
Acredita-se que a princípio, tal símbolo foi usado pelos matemáticos árabes, como uma derivação de uma das letras que compõem o alfabeto árabe. A segunda suposição para o uso inicial do símbolo radical está na adaptação da letra r, inicial da palavra latina radix (fundamento, origem, raiz).

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Foi criado pelos hindus e espalhado pelo mundo ocidental pelos árabes. Por isso, ele é chamado indo-arábico. Os hindus desenvolveram um sistema onde cada número era um símbolo e não era preciso escrever um sinal diferente para indicar cada agrupamento de objetos, como tinham feitos os egípcios.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos. Mas para que os símbolos desempenhem sua função de comunicação, é necessário que as pessoas conheçam seu significado.

Significado de Símbolo
substantivo masculino Tudo o que representa, sugere ou substitui alguma coisa: a balança é o símbolo da justiça; a pomba é o símbolo da paz. Figura que representa um ser, objeto ou ideia abstrata; emblema.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

Deus faz aritmética. O Deus que reina no Olimpo é o número Eterno. Deus fez os números inteiros, tudo o resto é obra do homem. O principal objetivo de todas as investigações do mundo exterior deve ser descobrir a ordem racional e harmonia que tem sido imposta por Deus e que ele nos revelou na linguagem da matemática.

A história do ensino de matemática no Brasil inicia-se no Brasil Colônia, devido às necessidades militares. Com a necessidade de defender seu território, a Coroa Portuguesa necessitava instruir seus militares no Brasil para a construção de fortificações e a artilharia.

Oito deitado é o símbolo que representa o infinito, a eternidade e o potencial divino. Este símbolo é formado por uma curva geométrica em formato do número oito na horizontal.

O símbolo do infinito representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual. No Cristianismo, representa Jesus Cristo, sendo, portanto, um símbolo de amor eterno. É representado por um oito deitado, ou seja, uma curva geométrica com um traço contínuo.

Ao longo da história, as operações de subtração foram representadas por diversas formas ou letras. Uma das teorias diz que o sinal de menos tem origem na embalagem usada pelos comerciantes para mercadorias, que se chamava “minus”. Há ainda a versão de que o sinal seja derivado de um símbolo hierático do antigo Egito.

A multiplicação foi representada pela letra x, pela primeira vez, no ano de 1631. Esse sinal foi substituído por outros em virtude da confusão que causava com a variável x das funções. O ponto para indicar multiplicação foi introduzido por Leibniz no ano de 1698.

Por volta de 1631, o matemático inglês William Oughtred passou a colocar um ponto entre o dividendo e o divisor em suas operações. No entanto em 1657, ele mesmo passou a usar dois pontos [:] para indicar a mesma operação. Quem gostou dessa nova simbologia foi Leibniz, que adotara um ponto (.)

A Lei 5.700, de 1971, estabeleceu os símbolos nacionais com os seus padrões e as formas pelas quais podem corretamente ser apresentados em público. Essa lei determina que os símbolos nacionais são: Bandeira Nacional, Armas Nacionais, Selo Nacional e Hino Nacional.