Qual e a origem dos sais?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O sal geralmente é produzido de três formas: mineração subterrânea, mineração por solução ou evaporação solar. Sendo a mineração por solução o método utilizado para produzir a maioria dos sais de cozinha.

Portanto, os sais são compostos iônicos, considerados eletrólitos, formados pela reação entre ácidos e bases. Nesse tipo de reação, denominada salificação ou neutralização, forma-se o sal e a água.

Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.

Assim como vitaminas, os sais minerais podem fazer parte de estruturas como ossos, músculos, dentes e pele, além de atuar na regulação de fluidos e secreções, facilitar o envio de impulsos do sistema nervoso e estimular diretamente a respiração celular.

Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons.

Características dos sais: 1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. 2 - Os sais têm sabor salgado. 3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.

Características dos sais
A maioria dos sais é solúvel em água. Capazes de conduzir corrente elétrica quando dissolvidos em meio aquoso. São venenosos, com algumas exceções, como o sal de cozinha (NaCl). Muitos sais possuem propriedade higroscópica (tendência a absorver água do meio).

O sal tem como principal função no organismo garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares e outros.

Os sais minerais são elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial.

Os sais, sejam eles orgânicos ou inorgânicos, também podem ser divididos de outra forma: como ácidos, básicos ou neutros. Isso porque os cátions e ânions que eles geram podem sofrer reações de hidrólise (ou seja, reagirem com a água) e então aumentar ou não a concentração de íons H+ ou OH- em solução.

* Sal básico ou hidroxissal: Formado pela reação entre base forte e ácido fraco. O ânion desses sais que são provenientes do ácido fraco sofre hidrólise em meio aquoso e origina íons hidroxila (OH-), tornando o meio básico (pH > 7).

Os sais que possuem dois elementos diferentes são classificados como binários (exemplos: NaCl, KI, CaCl2), os que possuem três elementos diferentes são classificados como ternários (exemplos: CaSO4, Al2(SO4)3) e os que possuem quatro elementos diferentes são classificados como quaternários (exemplos: NaHCO3, KHSO4).

Estes compostos por serem iônicos, isto é, formados por cátions e ânions, à temperatura ambiente encontram-se no estado físico sólido, apresentam sabor salgado, além de serem bons condutores de eletricidade.

Existe sim sal líquido, mas ele é mais bem denominado de líquido iônico, pois é formado por íons e contém em pequenas porcentagens algumas características do sal comum. Se pensarmos nos sais comuns, veremos que todos eles são sólidos em temperatura ambiente.

O sal inicialmente é hidratado, por isso, apresenta coloração azul. Mas quando ele é aquecido, sua água evapora e ele se torna branco. Com o tempo e em repouso ele absorve a umidade do ar e começa a se tornar azul novamente.

Ele não passa pelo processo de refinamento, o que o torna mais puro. Também, costuma apresentar um sabor menos salgado que o sal refinado. Ademais, exatamente por não ser refinado, ele mantém cerca de 84 microminerais que normalmente são removidos pelos sais que passam pelo processo de refinamento.

sal do Himalaia

Sal rosa. Chamado de sal rosa ou sal do Himalaia, esse é um dos sais mais caros do mercado. O nome indica justamente de onde ele é extraído: das salinas nas cadeias rochosas do Himalaia, na Ásia! Sim, ele vem do outro lado do mundo e não à toa tem um valor superior ao sal refinado, por exemplo.

Os alimentos de origem mineral são oriundos da água e de minerais. O corpo não produz os sais minerais, por isso é necessário consumir alimentos que sejam boas fontes de cada um deles. A falta desses minerais no organismo pode provocar doenças como anemia, alterações ósseas e musculares, entre outras.

Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, substâncias que não são produzidas pelos seres vivos, e que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo que a falta deles pode trazer muitos problemas à saúde, e até mesmo causar a morte.

Os sais contendo sódio já eram conhecidos desde a antiguidade, mas foi somente em 1807 que o químico inglês Humphry Davy realizou um experimento para isolar o sódio metálico. As primeiras experiências de Humphry Davy com a eletrólise foram com os sais dissolvidos em água.

Um sal pode ser obtido em uma reação de neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base. A reação do ácido clorídrico com hidróxido de sódio produz cloreto de sódio e água. O sal formado é composto pelo ânion do ácido (Cl-) e pelo cátion da base (Na+).