Qual e a origem dos números romanos?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os números romanos tiveram origem com os etruscos, um povo que antecedeu os romanos na Península Itálica. Eles faziam entalhes (traços retilíneos) em varetas como forma de contagem e esse método popularizou-se entres os pastores italianos e dálmatas até o século XIX.

Com um uso cada vez menos significativo, os números romanos são, atualmente, usados na indicação dos séculos, no nome de papas e de reis, na numeração de capítulos de uma obra ou de cenas de uma peça de teatro, em mostradores de relógios analógicos, na designação de congressos, feiras, olimpíadas, assembleias...

Os números romanos utilizavam as letras I, V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1000, respectivamente. O interessante desse sistema de numeração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero.

A razão pela qual o 49 não foi escrito como IL na numeração Romana, é porque, uma das regras para a formação de numeros estabelece que, o símbolo I só pode subtrair aos simbolos V e X.

Resposta verificada por especialistas
O maior número que pode ser representado por uma letra romana é M e M com traço, onde assemelha ao valor de 1.000 e 1.000.000.

Os números romanos formam um sistema numérico, criado há cerca de 2 mil anos, na Roma antiga. Por muito tempo esse sistema foi a principal forma de representação numérica na Europa e atualmente é utilizado para indicar séculos, capítulos de livros e nomes de imperadores, reis, papas, etc.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

O número romano MMXXIII corresponde ao número 2023 (dois mil e vinte e três).

O número romano CMXC corresponde ao número 990 (novecentos e noventa).

O número romano CCLIII corresponde ao número 253 (duzentos e cinquenta e três).

Não se escreve. Os romanos não tinham um sinal para representar o zero porque simplesmente não precisavam representar o nada. Essa necessidade só surgiu quando se criou um sistema numérico posicional, ou seja, um sistema no qual a posição dos algarismos dá a eles valores diferentes.

O número romano MMXX corresponde ao número 2020 (dois mil e vinte).

IX são 9, XI é 11, etc.. Corresponde ao numeral 50. XL é o 40.

O número romano MMMCMXCIX corresponde ao número 3999 (três mil e novecentos e noventa e nove).

O número 443 em algarismos romanos é CDXLIII.