Qual é a origem dos jogos de salão?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Os primeiros jogos de salão surgiram há cerca de 4000 anos nas civilizações do Egito e Mesopotâmia. O jogo mancala é identificado como um dos mais antigos, com mais de 07 mil anos de idade. Foi muito popular na Grécia e em Roma, de onde se espalhou por toda Europa e, depois, para a América.

Através dos jogos de salão, que também são conhecidos como jogos de tabuleiros, os alunos são estimulados tanto na parte afetiva, quanto na cognitiva. É importante vivenciar o jogo, saber sobre a cultura, levar a história, valorizar a cultura desses tipos de jogos, na escola com os alunos.

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958.

Com a miscigenação, as crianças que nasciam recebiam desde cedo à influência das culturas portuguesas, indígenas e africanas (apud MOURA, 2011). Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, indígena e africana acabaram por fundirem-se na cultura lúdica brasileira.

Divirta-se com jogos de salão

  • Mesa de pebolim.
  • Mesa de Aero Hockey.
  • Mesa de sinuca.

Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos. O jogo é supervisionado por um árbitro. O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.

Futebol de Salão, também referido pelo acrônimo futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores.

JOGOS DE SALÃO SÃO AQUELES EM QUE O JOGADOR UTILIZA MENOS ENERGIA POR PARTE DA MOVIMENTAÇÃO CORPORAL, PODEM SER JOGADOS EM PEQUENOS ESPAÇOS, EM AMBIENTES FECHADOS, EM MESAS AO AR LIVRE

Conheça os benefícios do futsal

  • Emagrecimento. Como qualquer outro exercício físico feita regularmente, o futebol de salão ajuda a perder gordura e pode queimar até 400 calorias em 45 minutos de jogo.
  • Condicionamento físico. ...
  • Agilidade. ...
  • Bem-estar social. ...
  • Psicológico.

6 itens que não podem faltar ao montar uma sala de jogos

  • Mesa de sinuca. A mesa de sinuca é um item clássico das salas de jogos e, por isso, não pode faltar na sua. ...
  • Televisão. A televisão é outro objeto indispensável ao montar sua sala de jogos. ...
  • Mesa com cadeiras. ...
  • Lousa. ...
  • Máquina de pinball. ...
  • Elementos decorativos.

ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica.

História do videogame: o primeiro jogo
Ele foi batizado de Tênis Para Dois em 1958, nos Estados Unidos. A façanha realizada pelo físico norte-americano ganhou vida no Laboratório Nacional de Brookhaven.

Em 1958, William Higinbotham criou o primeiro jogo de videogame em um osciloscópio, uma máquina usada para testar circuitos eletrônicos. O jogo se chamava “Tennis for Two” e era uma versão simples do tênis de mesa.

Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur. Ambos eram jogos de tabuleiro. O primeiro se tratava de um jogo estratégico envolvendo uma série de linhas e casas marcadas por hieróglifos.

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

6 resposta(s) Os jogos podem ser classificados como sensoriais, motores, criativos, recreativos, intelectivos, pré-desportivos, sociais, mentais, esportivos, competitivos e aquaticos.