Qual é a origem do termo Renascimento?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

O renascimento surge quando os pensadores dos séculos XV e XVI, retomam o conhecimento dos greco-romanos, que renasce na passagem da Idade Média para a Moderna, daí o nome do período que faz referência ao renascer da racionalidade, do humanismo e do antropocentrismo dos antigos.

O termo Renascimento foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari no século XVI, um historiador que se empenhou em colocar Florença como a protagonista de todas as inovações mais importantes, e seus escritos exerceram uma influência decisiva sobre a crítica posterior.

Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI. Esta palavra também significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.

É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas.

Renascimento é a palavra que significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação. Renascimento ou renascençatambém é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI.

O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.

Os grandes nomes desse período foram Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Massacio e Filippo Brunelleschi.

O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.

As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.

O principal objetivo do renascimento era restabelecer a ciência, o comércio e a arte, todos elementos que foram valorizados durante a Antiguidade Clássica e em parte esquecidos durante a Idade Média.

Resumo sobre Renascimento
Foi o período histórico europeu que compreendeu os séculos XIV e XVI, tendo a Itália como principal referência geográfica. Baseou-se nas ideias do humanismo e do racionalismo, procurando opor-se aos valores medievais, contudo, sem negar a religião.

Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.

C) Hoje, o Renascimento já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Humanistas. Humanistas notórios: Giannozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Guilherme de Ockham, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Giovanni Pico della Mirandola, Thomas More, Andrea Alciato, Auguste Comte.

Resposta. Resposta: O Renascimento surgiu no contexto do fim da Idade Média, um período em que a Igreja Católica passava por uma profunda crise moral e a Europa estava estagnada. O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. ...

O Renascimento Científico deve ser entendido dentro do contexto do Renascimento Cultural, ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI. Foi um período marcado por grandes avanços nas ciências, possibilitados pelos estudos e experimentos de grandes cientistas.

De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade. O termo modernidade designa, assim, não só uma época como também a perceção da humanidade indissociável à nossa filosofia e cultura europeia.

Ela vem do Latim Humanitas, “educação adequada a uma pessoa de cultura”, usado em sentido filosófico e teológico, de homo, “homem, ser humano”, aparentemente com influência de humus, “terra”, dando a noção de “seres da terra”, em oposição aos seres divinos das alturas.